Skip to main content

A obrigatoriedade de mistura de 12% do biodiesel no óleo diesel fóssil no 81º Leilão de Biodiesel deve resultar em vendas de cerca de 200 milhões de litros a mais na comparação com o volume esperado caso fosse mantido o porcentual de 10%, projeta a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). "Estimamos que serão quase 200 milhões de litros de biodiesel que serão vendidos a mais em setembro e outubro e que vão substituir o diesel fóssil", disse o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

Biodiesel (Foto: Embrapa/Divulgação)

 

O teor de 12% para o 81º Leilão de Biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis foi definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e aprovado na segunda-feira (12/7) pelo presidente Jair Bolsonaro. Pela resolução, o CNPE reduziu pela terceira vez consecutiva o mandato B13, que deveria estar em vigor desde março. Nos dois leilões anteriores, L79 e L80, o porcentual de mistura do biocombustível no diesel já havia sido reduzido de 13% para 10%.

Apesar do porcentual ainda estar abaixo do mandato vigente, o B13, a Abiove considera que a medida mostra a "confiança" do governo federal na indústria de biodiesel e o comprometimento com combustíveis renováveis. "Vemos pelo lado positivo. Fazer aumento da mistura (dos atuais 10% para 12%) mostra que o governo confia no biodiesel e está percebendo no setor um vetor de desenvolvimento", afirmou Amaral.

saiba mais

Abiove fecha parceria para aprimorar Cadastro Ambiental Rural em MT

Abiove eleva previsão de exportação de soja do Brasil

 

 

Na avaliação do executivo, o setor também apresentou preços estáveis ao longo dos últimos dois meses. "Tivemos uma redução de 13% para 10% por 4 meses, período em que o setor não apresentou nenhum tipo de falha, garantiu o abastecimento e manteve preços significativamente abaixo do teto do leilão", apontou Amaral.

A volatilidade e a elevação das cotações do biocombustível eram apontadas pelo governo como justificativas para reduzir o teor obrigatório. "Houve uma preocupação do governo com impactos do biodiesel nos preços do diesel rodoviário", comentou o economista-chefe da Abiove.

B13

Agora, a expectativa da indústria de biodiesel é que o B13 seja retomado no leilão posterior da ANP, que será realizado em outubro com vendas vigentes para novembro e dezembro. "O setor permanece plenamente confiante na capacidade de oferecer B13 e temos confiança que o mandato será retomado no último leilão do ano", disse Amaral.

Aprobio

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) avalia que a decisão de restabelecer o porcentual de biodiesel de 12% no 81º Leilão fortalece a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). "Vamos trabalhar para o compromisso previsto na legislação de 13% de mistura ainda este ano e 14% a partir de março de 2022", disse em nota o presidente do Conselho da Aprobio, Francisco Turra.

Para a entidade, o governo federal volta a ter "a visão de que o biodiesel é um patrimônio nacional e fundamental para uma transição energética para uma matriz mais limpa".
Source: Rural

Leave a Reply