Skip to main content

Negociadores da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgaram uma série de propostas para proteger a natureza, incluindo um plano para colocar ao menos um terço do planeta sob proteção de conservação na próxima década, mas ambientalistas disseram que os esboços não foram ambiciosos o suficiente.

As 21 propostas incluem metas para reduzir o uso de pesticidas, diminuir o desperdício de plástico e direcionar US$ 200 bilhões por ano para proteger a natureza em países em desenvolvimento. Elas serão votadas pelos 196 países da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU quando esta se reunir em outubro.

Vista aérea da biodiversidade aquática da Amazônia (Foto: Marizilda Cruppe/Divulgação)

 

Como cerca de um milhão de espécies em risco de extinção neste momento, países estão sendo instados a conservar 30% de suas terras e territórios marítimos até 2030.

Atualmente, cerca de 17% das terras e 7% dos mares estão sob algum tipo de proteção. Em outros locais, há poucos limites para a pesca predatória, complexos residenciais, mineração ou poluição industrial, que diminuem habitats naturais em todo o mundo.

saiba mais

Produtores questionam aplicação da Lei da Mata Atlântica

Seca no Pantanal: pantaneiros relatam aumento nos incêndios e falta de água para animais

 

E desafios relacionados à mudança climática, incluindo eventos extremos, acidificação oceânica e secas, criam novas pressões para muitas espécies.

Tal como esboçadas, as propostas podem ser difíceis de implementar, disseram ambientalistas. Eles advertiram que existem tantas metas individuais que isto pode incentivar os países a selecionar aquelas que são convenientes e ignorar o restante.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade
Source: Rural

Leave a Reply