Skip to main content

Os produtores de citros do Estado de São Paulo têm até quinta-feira (15/7) para informar os resultados das vistorias trimestrais realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2021 em todas as plantas da propriedade.

O relatório visa informar o número de plantas com sintomas de cancro cítrico e o número de plantas eliminadas por HLB (greening).

O cancro cítrico ataca todas as variedades e espécies de citros, provoca lesões em folhas, frutos e ramos (Foto: SNA/Reprodução)

 

O acesso ao sistema pode ser feito em por meio do Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Cancro cítrico

A doença cancro cítrico ataca todas as variedades e espécies de citros, provoca lesões em folhas, frutos e ramos e, quando em alta incidência, provoca desfolha e queda de frutos. Ela é causada pela bactéria Xanthomonas citri pv. citri.

Desde 2017, São Paulo encontra-se reconhecido como área sob Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para o cancro cítrico.

“No SMR, a eliminação da planta contaminada não é obrigatória, todavia, é imprescindível que seja feito o controle da doença por meio de medidas de manejo estabelecidas em normativas vigentes, pois, apesar da incidência baixa da bactéria no pomar, não se pode comercializar frutos com cancro cítrico”, afirma Marlon Peres da Silva, Diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

saiba mais

Quebra de safra no Brasil deve levar estoque de suco de laranja ao limite em 2022

Startup israelense investe em controle do greening e mira o Brasil

 

HLB (greening)

No caso do HLB (greening), há registro de sua ocorrência em todo o Estado de São Paulo. A doença é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. e disseminada por um psilídeo (Diaphorina citri). 

A eliminação de todas as plantas sintomáticas para HLB, que era obrigatória conforme regramentos de uma Instrução Normativa, foi revogada a partir de 1º de junho de 2021 pela Portaria Mapa nº 317, que estabeleceu os novos regramentos para a vistoria e a eliminação de plantas acima dos nove anos de idade.

Excepcionalmente, neste primeiro semestre de 2021, o produtor deverá informar o número de plantas eliminadas por HLB de todos os talhões, independente da idade.
Source: Rural

Leave a Reply