Skip to main content

A comercialização de soja 2020/21 do Brasil alcançou 80,2% da produção até o dia 2 de julho, estimou a consultoria Datagro nesta quinta-feira, sinalizando um avanço lento das vendas pressionado por uma piora nos preços domésticos do grão.

No comparativo mensal, o incremento foi de apenas 3,9% ante o relatório anterior, abaixo dos 5,9% do padrão normal de avanço para o período, de acordo com a consultoria.

O resultado ficou abaixo do fluxo recorde de 91,2% visto no mesmo período do ano anterior, mas supera a média histórica para esta época do ano, de 79,3%.

Sojiocultores do Brasil comercializaram mais de 80% da soja colhida neste ano, de acordo com a Datagro(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

"O movimento limitado confirmou nossa expectativa em cima da piora significativa dos preços domésticos sobre maio, desmotivando os produtores a entrarem no mercado", disse em nota o coordenador de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior.

Considerando a previsão atual de produção da consultoria para a oleaginosa, em 136,97 milhões de toneladas, os sojicultores brasileiros têm 109,85 milhões de toneladas negociadas.

Para a próxima safra, as vendas da soja atingiram 19,2%, ante 32,6% um ano antes e média histórica de 18,2%.

"Segundo a projeção preliminar, que considera área maior em 2,9%, clima razoavelmente regular e produtividade dentro da normalidade, a safra brasileira do próximo ano tem potencial para atingir 141,18 milhões de toneladas, sendo assim, teríamos 27,14 milhões comercializadas antecipadamente."

saiba mais

Abiove eleva previsão de exportação de soja do Brasil

Argentina diz que produtores venderam 23 mi t de soja de 2020/21

 

Para o milho segunda safra –que segue no radar do mercado devido à quebra causada pelo clima– até o dia 2 de julho, 65,4% do cereal do centro-sul estava comercializado, ante 65% em 2020 e 59,2% na média dos últimos cinco anos.

A Datagro ressaltou que sua previsão total para a safra de milho foi reduzida de 109,31 milhões de toneladas para 91,78 milhões.

"Perdas volumosas já confirmadas no cultivo de verão do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e agora com perdas também expressivas na safra de inverno do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, diante da diminuição no volume de chuvas em abril e maio e das geadas em junho", acrescentou.
Source: Rural

Leave a Reply