Skip to main content

As estimativas de safras de milho e algodão de Mato Grosso 2020/21 foram mantidas nesta segunda-feira em relação à previsões do mês anterior, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que alertou para efeitos de alguns problemas climáticos.

A safra de milho de Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos e oleaginosas, foi estimada em 32 milhões de toneladas. Isso representa uma queda de 9,7% ante a temporada anterior, devido ao impacto da seca.

O atraso na safra continua pautando as incertezas quanto aos rendimentos para o fim da safra, disse o Imea.

Produção de algodão de Mato Grosso foi estimada em 1,62 milhão de toneladas (Foto: Sistema CNA)

 

"No que se refere às primeiras áreas colhidas, as produtividades reportadas têm apresentado uma significativa variação em grande parte das regiões, e as áreas mais tardias — mais impactadas pelo clima ao longo do desenvolvimento– que ainda não foram colhidas tendem a pressionar a produtividade final da safra", disse o instituto, que ainda assim não alterou os números mensais, aguardando o avanço dos trabalhos.

A safra de algodão, cuja colheita está apenas começando, foi estimada em 1,62 milhão de toneladas (pluma), estável ante a projeção anterior.

"Apesar dos altos rendimentos da colheita até aqui, a falta de chuva e a baixa umidade do solo em períodos importantes para o desenvolvimento das plantas prejudicaram as lavouras mais tardias em algumas regiões do Estado, o que tende a refletir no resultado final da safra", disse o Imea.

saiba mais

Vendas de milho do Brasil atingem quase metade da 2ª safra, diz consultoria

Preço mínimo do algodão está abaixo do custo de produção, diz Abrapa

 

"Além disso, as baixas temperaturas observadas em Mato Grosso e pontos de geada em alguns municípios produtores na última semana também poderão influenciar nas lavouras que ainda estão em desenvolvimento, principalmente nas ponteiras da planta."

No que diz respeito à safra de soja que será plantada a partir de setembro, o Imea previu aumento de 3,3% na área, para 10,8 milhões de hectares, com produtores otimistas com preços e a relação de troca com insumos.

Se a clima colaborar, a nova safra de soja Estado poderia atingir 37,3 milhões de toneladas, um novo recorde. O número aponta uma quase estabilidade ante previsão anterior, mas um aumento anual de 3,5%.

"Os preços médios em altos patamares, somados à uma relação de troca com insumos mais favorável aos produtores continuam auxiliando na tomada de decisão no Estado", comentou o instituto.
Source: Rural

Leave a Reply