Skip to main content

A colheita de café do Brasil atingiu 48% do total projetado para a temporada 2021/22 até o dia 29 de junho, avanço semanal de oito pontos percentuais, mas ainda segue com atraso na comparação com a média histórica de cinco anos (51%) para esta época, apontou levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Safras & Mercado.

O maior produtor e exportador de café já colheu 26,89 milhões de sacas, considerando uma safra estimada pela consultoria em 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, segundo relatório da consultoria.

Trabalhador enchendo sacas de grãos de café para exportação em Santos, Brasil (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O ritmo de colheita está igual ao visto no mesmo período do ano passado –em 2020, o país teve uma produção recorde.

Em 2021, produtores estão colhendo menos devido ao ciclo de baixa do café arábica e também por conta dos efeitos de uma prolongada seca durante o desenvolvimento das lavouras.

saiba mais

Rabobank revisa para cima safras de café do Brasil após verificar estoques maiores

 

Segundo o consultor de Safras & Mercado Gil Barabach, os trabalhos agora ganham mais ritmo e a colheita se aproxima da metade da safra.

"O clima seco continua favorecendo a retirada do café da lavoura assim como o beneficiamento", disse.

A colheita de arábica chega a 34% da produção, contra 39% em igual época do ano passado e 42% da média histórica para o período.

No conilon, os trabalhos já alcançam 68% da safra, abaixo dos 70% de igual período do ano passado e aquém dos 77% de média para o período nos últimos cinco anos.

saiba mais

Conheça a rede social criada especialmente para quem trabalha com café

Após 3 dias de geadas, país conta mais perdas no milho e cana; café é menos atingido

 
Source: Rural

Leave a Reply