Skip to main content

Por causa do frio intenso, é alto o risco de geada nesta quinta-feira (1/7) em quase todo o interior do Sul do Brasil, no centro, oeste, norte e sul de São Paulo, no centro-leste e sul de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e na Mantiqueira, informa a Climatempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta também para a intensa queda de temperatura, que pode ficar até 5 ºC abaixo da média, inclusive em regiões que costumam ser mais quentes, como porções do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A massa de ar frio de origem polar que influencia o Brasil reduz a sensação térmica, a despeito da presença do sol. “O ar polar é gelado e seco”, explica a Climatempo.

saiba mais

Geadas atingem áreas de milho, cana e café do Brasil

 

A exceção fica para o litoral do Nordeste, que continua sob chuva. O Inmet sinaliza perigo potencial de deslizamento em função do acumulado de precipitação nessa faixa entre Sergipe e Piauí. Existe risco de temporais no Rio Grande do Norte, Ceará e sertão da Paraíba.

Há ainda expectativa de tempestade em Amapá, Roraima e noroeste do Pará. O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a chuva, para evitar risco de choque elétrico.

Leia mais notícias sobre Tempo

Sexta-feira

A projeção é de geada nas áreas de serra em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A temperatura deve, entretanto, voltar a subir nesta sexta-feira (2/7). Segundo a Climatempo a expectativa é de muito sol no mês de julho, apesar do clima mais ameno.

Chuvas isoladas continuam a cair no Nordeste. Precipitações devem aumentar em intensidade no Norte, em especial no Pará, conforme imagens de satélite do Inmet.

saiba mais

Seca e crise hídrica têm relação direta com desmatamento na Amazônia

 

No mapa, alertas da Climatempo sobre o clima para esta quinta-feira. Ar gelado vai do Rio Grande do Sul até porções de Tocantins e Rondônia (Foto: Reprodução/Inmet)

 
Source: Rural

Leave a Reply