Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (30/6) no site da Revista Globo Rural.

Lavouras sofrem com geadas

Gotas e folha congeladas pelo frio (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)

O Brasil registrou nesta quarta-feira (30/6) formações de geadas do Rio Grande do Sul ao norte de São Paulo, Estado onde o fenômeno climático atingiu importantes áreas produtoras de cana-de-açúcar, e nem o café escapou, de acordo com avaliações de meteorologistas.

São Paulo é o principal produtor de cana do Brasil, respondendo por mais de 60% da produção de açúcar do país que é maior exportador global da commodity.

Risco de queimadas no Pantanal

José Marengo, climatologista do Cemaden, na sala de monitoramento de desastres (Foto: Leo Ramos Chaves/Revista Pesquisa Fapesp)

A falta de chuvas na região do Pantanal pode resultar em queimadas piores que as vistas em 2020 no bioma. O alerta é de José Marengo, climatologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em entrevista à Globo Rural. Ele explica que a seca dos últimos anos no Pantanal é causada por um fenômeno chamado de bloqueio meteorológico.

De acordo com o climatologista, tem chovido “entre 50% a 60% menos que o normal” para o bioma e isso acontece devido ao surgimento de uma área de alta pressão que impediu a formação de chuvas no Centro-Oeste da América do Sul. Com isso, a temperatura ficou alta e a umidade relativa baixa. “Estamos experimentando uma situação desfavorável, mas para que essa seca aumente o risco de fogo e ele se propague, aí há uma ação humana”, diz ele.

Agrotóxicos no RS

Mudanças no mercado de agrotóxicos podem influenciar em sua legislação (Foto: Getty Images)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por 37 votos favoráveis e 15 contrário, projeto de lei que permite o uso de agrotóxicos importados mesmo sem uso autorizado em seu país de origem.

A proposta, que alterou lei em vigor desde 1982, manteve a obrigação do registro do produto junto aos órgãos federais competentes bem como cadastro nos órgãos estaduais.

Bife direto da impressora 3D

Bife produzido por impressora 3D da Novameat (Foto: REUTERS/Albert Gea)

A startup espanhola Novameat está usando tecnologia de impressão 3D para produzir "bifes" vegetarianos que espera colocar no mercado no próximo ano, aproveitando a crescente demanda por alternativas a produtos baseados em animais.

A Novameat planeja vender seus bifes diretamente aos consumidores e empresas como restaurantes interessados em produtos baseados em plantas, disse o diretor de desenvolvimento de negócios, Alexandre Campos.

Exportações argentinas de soja

Grãos de soja são carregados na Argentina (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

Produtores da Argentina venderam 23 milhões de toneladas de soja da temporada de 2020/21, após transações serem registradas durante a semana passada de 518,8 mil toneladas, informou o Ministério de Agricultura na terça-feira (29/6) em relatório com data atualizada até 23 junho.

O ritmo de venda da soja está atrás da temporada anterior. Na mesma data, no ano passado, foram registradas 25,8 milhões de toneladas de soja vendidas, de acordo com informações oficiais.

Acordo UE-Mercosul

Para representantes empresariais da União Europeia, acordo do bloco com o Mercosul é o mais ambicioso já negociado pelos dois lados (Foto: Arquivo/EFE)

A uma semana da reunião de Cúpula do Mercosul, associações empresariais europeias de vários setores divulgaram um documento conjunto favorável à ratificação do acordo comercial fechado no ano passado entre o bloco do Sul e a União Europeia (UE). "Nós, a coligação de associações empresariais europeias que representam diferentes setores europeus, pedimos a rápida ratificação do acordo de associação UE-Mercosul", escreveram.

A tratativa entre os dois blocos foi finalizada após duas décadas de costuras e negociações sem sucesso e agora aguarda a aprovação pelos parlamentos dos países envolvidos e a ratificação do texto. A declaração conjunta conta com seis páginas e é assinada por associações como Business Europe, European Footwear Confederation, Committee for European Construction Equipment, European Association of the Machine Tool Industries and related ManufacturingTechnologies e European Association of Automotive Suppliers, entre outras.

Preço do algodão

Campo de algodão prestes a ser colhido (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

O indicador do algodão calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) , com pagamento em 8 dias, fechou a R$ 4,6773/libra-peso na terça-feira (29/6), em queda de 7,22% em relação à cotação do dia 31 de maio. Os pesquisadores do Cepea observam que os valores atuais voltam aos patamares observados no início de fevereiro deste ano.

Ao explicar a retração dos preços, eles relatam que, enquanto parte dos vendedores está firme, atenta à queda dos estoques de algodão, os compradores se fundamentam no distanciamento entre os valores domésticos e externos, na proximidade do avanço da colheita da nova safra e na desvalorização do dólar.

Palavra do campo

Uso da água, outorga e crise hídrica são temas do podcast Palavra do Campo (Foto: Estúdio de criação/Editora Globo)

A crise hídrica que se instala no Brasil impacta o setor do agronegócio duplamente, tanto pela falta de chuva que compromete as lavouras, quanto pela elevação da conta de energia.

Por isso, o novo episódio do podcast Palavra do Campo aborda a importância das outorgas, o uso racional e como conservar o recurso natural mais importante para a produção de alimentos, especialmente em momentos de crise.

Melhor programa de rádio do agro

Evento virtual ao vivo reuniu os jornalistas mais admirados da imprensa de agro no Brasil (Foto: Reprodução YouTube)

O programa CBN Agro, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 13h20, na Rádio CBN e é comandado pelo editor-chefe da revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, foi considerado o melhor programa de rádio sobre o setor no Brasil. O prêmio, concedido na noite da terça-feira (29/6) por Jornalistas & Cia, reconheceu profissionais e veículos mais admirados da imprensa especializada em agronegócio no país. A revista Globo Rural ficou entre as três melhores na categoria “publicação impressa especializada”, cuja vencedora foi a revista A Granja, do Rio Grande do Sul.

Os jornalistas Cassiano Ribeiro e Viviane Taguchi também ficaram entre os 26 jornalistas mais admirados. Outros veículos e profissionais do Grupo Globo foram premiados pelo Jornalistas & Cia: o jornal Valor Econômico foi considerado o melhor do país na categoria “veículo impresso geral”; o programa Globo Rural venceu na categoria “Programa de TV Aberta” e a apresentadora Helen Santos ficou no ranking dos TOP 26 jornalistas.
Source: Rural

Leave a Reply