Skip to main content

Fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Rio Grande do Sul apreenderam 111 toneladas de sementes piratas de trigo e quase 5.000 litros de agrotóxicos impróprios para uso e comércio entre os dias 21 e 25 de junho.

Segundo nota da secretaria, entre os agrotóxicos haviam 1.160 litros de Paraquate, herbicida associado à doença de Parkinson pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que teve sua aplicação e comercialização proibidas no Brasil desde setembro do ano passado, após expirar o prazo de três anos para que fosse retirado do mercado.

As apreensões aconteceram na região de Missões, nas cidades de Palmeira das Missões, Nonoai, Frederico Westphalen, Liberato Salzano, Constantina, Boa Vista das Missões e Seberi.

Na foto, sementes piratas de trigo apreendidas por operação da polícia gaúcha (Foto: Divulgação)

 

Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários  da SEAPDR, disse que o principal objetivo da operação era coibir a ilegalidade no uso de agrotóxicos vencidos e proibidos, com alteração de lote e de validade. “Também agimos para impedir que o produtor rural seja vítima de produtos sem qualidade, como as sementes piratas que foram identificadas e seriam comercializadas.”

O chefe da divisão afirmou que a secretaria está sendo procurada por detentores e indústrias para saber se foram apreendidas sementes de suas marcas, o que reforça a pirataria. Não houve prisões porque a Polícia Civil não participou da ação, mas, segundo Lima, tanto a Polícia Civil como o Ministério Público Estadual vão receber cópias dos documentos para as providências necessárias.

 

saiba mais

Produtor que usa semente pirata sabe na maioria dos casos, diz fiscal do Mapa

 

Na semana passada, o Rio Grande do Sul e mais três Estados foram alvo de uma operação da Polícia Civil gaúcha contra uma quadrilha especializada em falsificação de agrotóxicos. Os produtos eram usados no Estado, mas a origem das fraudes e a base da quadrilha seria Ribeirão Preto, no interior paulista.

A Operação Alquimia resultou em 53 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em 15 cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Bahia. O esquema foi desvendado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais (Decrab), em Cruz Alta (RS), onde os carregamentos de defensivos agrícolas eram acumulados, segundo a Polícia Civil.

Leia mais notícias sobre Trigo no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply