Skip to main content

A frente fria que provocou temporais no Sul do Brasil neste final de semana deve continuar avançando sobre o país nos próximos dias. A previsão da Climatempo é de que ela cause muitas mudanças no tempo do Sudeste e no Centro-Oeste, assim como em partes do Norte e Nordeste.

Segundo os meteorologistas, essa massa de ar frio de origem polar é a mais forte de 2021. Ela deve atuar sobre o Sul nestes primeiros dias, trazendo temperaturas extremamente baixas e geada, além de alta possibilidade de neve.

Leia mais notícias sobre Tempo

A partir desta segunda-feira (28/6), já há chance de neve na região, em especial nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no Planalto catarinense. Hoje, também começam a cair as temperaturas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, partes do Mato Grosso, Rondônia e Acre. 

Enquanto isso, o restante do Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste devem passar o dia com tempo seco e ensolarado. A exceção é o litoral nordestino, onde há possibilidade de chuvas isoladas.

saiba mais

Seca obriga fazendeiros dos Estados Unidos a desistirem do plantio

 

Terça-feira

Para terça-feira (29/6), a previsão já é que de a frente fria avance ainda mais. Assim, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e o sul do Amazonas já devem ter queda nas temperaturas. São Paulo e Rio de Janeiro podem ter, inclusive, pancadas de chuvas.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, o amanhecer nas serras gaúcha e catarinense, junto com o sul do Paraná, devem ser marcados por temperaturas negativas até quarta-feira (30/6).

saiba mais

Previsões mudam e apontam risco de geada para reta final da safrinha de milho do Brasil

 

 

Neste período, há previsão de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Geada, moderada ou forte, também deve ocorrer em grande parte do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, podendo se estender até a divisa de São Paulo com o Paraná.

Já o Norte do país deve experimentar a friagem, queda na temperatura causada pela influência do ar polar. Nesta terça-feira (29/6), o fenômeno será mais amplo e intenso em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Mas a madrugada mais fria do ano até agora, nessas regiões, será a de quarta-feira (30/6).

Mapa do Brasil feito pelo Inmet mostra o avanço da frente fria sobre o país nesta segunda-feira (28/6) (Foto: Reprodução/Inmet)

 
Source: Rural

Leave a Reply