Skip to main content

Sob orientação do projeto Casa Dom Bosco, em Campo Grande (MS), seis crianças de 12 anos tornaram um antigo lixão em uma horta livre de agrotóxicos.

O objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes conhecimento sobre produção livre de aditivos químicos e contato com a natureza no contraturno das aulas escolares, segundo informa a Amigo Sigo, parceira do programa.

A empreitada iniciada no correr da pandemia, em setembro de 2020, conta com alface roxa, couve, tomate cereja, cenoura, cebolinha e pimentão em uma área de 40 metros quadrados. No terreno, ainda foi plantando um pomar com pitanga, cacau, araçá, acerola, caju, manga, jabuticaba e guavira.

Na foto, a aluna Maira Vitória da Costa trabalha no cultivo de hortaliças (Foto: Divulgação/Amigo Sigo)

 

Uma das alunas participantes do programa, Maira Vitória da Costa, afirma ter aprendido o valor de cuidar do meio ambiente. Ela visualiza também as oportunidades futuras que as aulas de cultivo podem ensejar.

“É muito legal, já que plantamos, cuidamos e colhemos para logo poder vender. Eu vou lá todos os dias regar. É a parte que mais gosto. E quero vender para aprender como cuidar do dinheiro”, conta a menina.

De acordo com o coordenador da Casa Dom Bosco, Antônio Júlio Miranda, a iniciativa ampliou os conhecimentos dos estudantes nas mais variadas áreas, estimulando, inclusive, objetivos profissionais futuros.

saiba mais

6 dicas valiosas para plantar e cuidar bem da horta em casa

Projeto de horta urbana muda vida de mulheres em uma das maiores favelas de São Paulo

 

“Mesmo com poucos alunos, devido a pandemia de Covid-19, conseguimos executar a iniciativa, mostrando para as crianças o manejo correto do solo e plantio, além de estimular alternativas de alimentação saudável”, avalia o educador.

Os estudantes praticam a agricultura biodinâmica, que estimula a produção sem adubos químicos, herbicidas ou hormônios, segundo a diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, Mônica de Souza.

“Aprofundar a relação do homem com a natureza, estimulando o cultivo saudável, resulta em uma alimentação muito mais equilibrada, além de promover o respeito e preservação ao meio-ambiente”, destaca Mônica.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade

Na foto, tomates cultivados na horta pedagógica da Casa Dom Bosco. Produtos da horta poderão ser vendidos por alunos no futuro. (Foto: Divulgação/Amigo Sigo)

 

 

 

 

Os alunos recebem ainda aulas de empreendedorismo e educação financeira. “Com isso, estarão aptos a vender a colheita em feiras destinadas à comunidade local no bairro Taquaral Bosque”, segundo informativo do programa Amigo Sigo.

Após o término do curso, todos receberão certificados. Com apoio da iniciativa privada e mais pessoas comprometidas com o projeto, mais 15 canteiros serão construídos em breve e a horta será ampliada, graças a doação de uma loja de material de construção”, acrescenta.

Leia mais notícias do movimento Um Só Planeta
Source: Rural

Leave a Reply