Skip to main content

Atrás apenas das laranjas, as tangerinas são o segundo maior grupo de cítricos do Brasil e marcam presença no gosto dos brasileiros. Mas podem ir muito mais além.

Uma dissertação de Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental, defendida no Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), mostra que a tangerina também pode ser reaproveitada para produção de biogás, energia limpa e renovável.

“Os resíduos orgânicos, se devidamente tratados, são capazes de gerar não apenas energia limpa, mas também adubo, movimentar a economia, reduzir os impactos dos aterros sanitários e serem grandes aliados na busca de um futuro mais sustentável”, afirma o engenheiro Rafael Vieira de Carvalho, autor da pesquisa.

Tangerina descascada (Foto: Liz West/CCommons)

 

 

Com uma metodologia padronizada da Alemanha e utilizando cascas de tangerina, Carvalho conseguiu gerar biogás, que é constituído majoritariamente por metano e CO2. Por isso, o estudo foi conduzido por meio de um ensaio de mensuração de potencial de geração de metano, em que os resíduos da fruta foram triturados, misturados a lodo e deixados por 21 dias dentro de um equipamento que mede a produção do gás.

Outro ponto trazido à tona pelo estudo é uma revisão no processo de fabricação de sucos, por meio de análise bibliográfica sobre os tipos de fruta que já tiveram seu potencial bioquímico de metano levantado, como laranja, banana, maçã, uva, manga, abacaxi, melão, lichia, cereja, maracujá, abacate e pitaia.

saiba mais

Lei do Gás viabiliza mercado dinâmico e atrativo, avalia setor de biogás

 

Para Carvalho, os produtores de suco precisam estar cientes do ciclo de vida das frutas que utilizam para saberem a possibilidade de posterior reaproveitamento para biogás. “Podemos e devemos repensar nosso consumo além da mera utilização do produto”, ressalta ele, observando que a pesquisa surgiu com o objetivo de buscar uma solução para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. 

Coordenador de Caravalho no Mestrado, o professor Celso Romanel destaca que o biogás é um produto extremamente valioso. "Ele pode ser empregado no combate ao aumento de emissões poluidoras, já que pode ser utilizado como energia térmica, elétrica ou combustível em detrimento aos combustíveis fósseis”, salienta.

saiba mais

Agropecuária é fundamental para interiorizar uso do biogás no país

Tangerina é matéria-prima para óleo essencial que ajuda a regenerar pele e cabelo

 
Source: Rural

Leave a Reply