Skip to main content

Novo ciclone extratropical deve atingir o sul do Brasil nesta quinta-feira (24/6), levando uma nova frente fria à região. As chuvas e ventos fortes já avançam sobre o Rio Grande do Sul e devem chegar à Santa Catarina e ao Paraná ainda hoje. Há risco de granizo e rajadas de vento de 70 km/h a 100 km/h, especialmente no Rio Grande do Sul.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sol, calor e tempo seco devem predominar. Muitas áreas passam o dia com poucas nuvens, mas apenas no sul do Mato Grosso do Sul pode ventar mais. A Climatempo também alerta para a baixa umidade do ar.

Outro destaque são as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, que terão um dia ensolarado e de elevação nas temperaturas.

saiba mais

Chuvas serão insuficientes para reverter crise hídrica em 2021, alertam meteorologistas

Seca obriga fazendeiros dos Estados Unidos a desistirem do plantio

 

No litoral leste do Nordeste, além dos sertões da Bahia e do Ceará, a previsão é de períodos de sol e pancadas de chuva. Também há possibilidade de chuva no litoral e no interior do Maranhão, principalmente a partir da tarde. Sol e tempo seco predominam nas outras áreas da região.

Sol forte e sem chuvas também no centro-sul da região Norte. Deve chover apenas no extremo norte do país, onde as pancadas de chuva com raios acontecem principalmente à tarde e à noite. 

Leia mais notícias sobre Tempo

Sexta-feira

Para sexta-feira (25/6) a previsão é de que as áreas de instabilidade mais pesadas sobre o Sul já tenham perdido um pouco da força. Mas as temperaturas ficam mais baixas em toda a região. A partir de sábado, outra frente fria já deve chegar mantendo a umidade elevada.

As chuvas no Nordeste devem diminuir bastante, embora ainda fique nublado em algumas regiões, mas o dia não será marcado por grandes volumes. Pancadas estão previstas só para algumas áreas do Maranhão, se estendendo por boa parte da região Norte.

No restante do país, o tempo seco e ensolarado deve predominar, em especial no Centro-Oeste e no Sudeste. O Distrito Fedral que deve passar por um longo período de seca, sem previsão de chuvas até outubro. Por isso, é preciso estar atento à diminuição da umidade relativa do ar e aos problemas respiratórios em decorrência disso.

Mapa do Brasil feito pelo Inmet indica avanço de frente fria sobre o Sul nesta quinta-feira (24/6) (Foto: Reprodução/Inmet)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply