Skip to main content

O Instituto Nacional de Meteorologia publicou alerta de tempestade, sob influência de novo ciclone extratropical no sul do continente, na fronteira do Brasil com o Uruguai para esta quarta-feira (23/6).

“Chuva entre 50 milímetros por dia e 100 milímetros por dia, ventos intensos, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h, e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, detalhou o órgão.

Deve chover, porém, com menor intensidade, em toda a faixa litorânea, à exceção do Ceará e do Piauí. O instituto pede, em função do acumulado de precipitações nos últimos dias, cuidado com pequenos deslizamentos nas seguintes áreas: São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Sertão Sergipano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Recôncavo Baiano.

saiba mais

Chuvas serão insuficientes para reverter crise hídrica em 2021, alertam meteorologistas

Seca obriga fazendeiros dos Estados Unidos a desistirem do plantio

 

Pode chover na casa dos 50 milímetros também no extremo norte do Brasil, entre os Estados de Amazonas e Roraima. Segundo o órgão meteorológico, há, para a área, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Precipitações em menor volume são projetadas também para toda a região Norte, inclusive sobre as faixas agricultáveis de Rondônia.

O tempo segue seco e com baixa nebulosidade em toda a região Centro-Oeste, assim como em Minas Gerais, norte de São Paulo e oeste da Bahia. Apenas a faixa boreal do Mato Grosso do Sul terá temperaturas mais amenas e muitas nuvens.

Leia mais notícias sobre Tempo

Quinta-feira

A frente fria trazida pelo novo ciclone extratropical adentra mais o território do Sul. Já na manhã de quinta-feira (24/6), deve chover do Chuí (RS) ao norte do Paraná. O Inmet projeta também mar agitado em toda a região, com ondas que podem passar os três metros.

Ao longo do dia, a instabilidade deve alcançar também os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, só que com volumes menores. Deve chover também no litoral da região Sudeste. Minas Gerais continua sob tempo firme e baixa nebulosidade.

O cenário sem previsão de chuvas vale também para Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins e oeste baiano. A faixa leste da Bahia continua sob precipitações prolongadas em baixos volumes. O clima chuvoso se mantém nas áreas produtoras de Rondônia, se estendendo até o Maranhão.

Mapa do Brasil feito pelo Inmet indica forte chuva no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (23/6) (Foto: Reprodução/Inmet)

 
Source: Rural

Leave a Reply