Skip to main content

Os levantamentos realizados pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) constaram que, após o início mais lento, a colheita da safra 2021/2022 de café arábica começa a ganhar ritmo no Brasil.

As sondagens feita pelos Cepea mostraram que, até a semana passada, as atividades estavam mais avançadas na Zona da Mata (MG), onde de 20% a 30% da produção total esperada havia sido colhida.

 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

 

Os agentes de mercado consultados pelo Cepea relatam que o início das atividades esteve mais lento neste ano em relação às safras passadas, devido à maturação tardia dos grãos, após o atraso e a desuniformidade das floradas em 2020.

Entretanto, as expectativas das fontes são de avanço no ritmo de colheita entre o final de junho e começo de julho, com previsão de um maior volume de café chegando ao mercado no próximo mês. Os pesquisadores lembram que os preços do arábica, estão recuando no Brasil e no mercado internacional.

Na terça-feira (22), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto na capital paulista, fechou a R$ 826,92/sc de 60 kg, forte recuo de 5,7% em relação às cotações do final de maio. A média mensal parcial de junho está em $$ 857,11/saca, em alta de 4,24% relação à de maio e 77,3% acima da registrada em junho do ano passado.
Source: Rural

Leave a Reply