Skip to main content

O chocolate de origem Bahia Terra da Felicidade, da marca baiana ChOr, recebeu nesta terça-feira (22/06) o Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, concedido pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), uma organização não governamental sediada em Paris.

Produzido com 55% de concentração de cacau, o chocolate ao leite mais intenso concorreu com 81 marcas vindas de 22 países produtores de cacau. Cinco produtores conquistaram a medalha de ouro: dois do México, um do Equador, um do Peru e um de El Salvador. A prata foi para 14 produtores e o bronze para 22.

Embalagens do chocolate Bahia Terra da Felicidade, produzido pela marca Chor, com 55% de cacau (Foto: Divulgação/Terra da Felicidade)

 

A AVPA, fundada em 2005, é uma agência de promoção de produtos agrícolas que tem relacionamento com mais de 10 mil produtores de 50 países. A agência faz tradicionalmente concursos de azeite e outros produtos e, neste ano, fez o primeiro envolvendo chocolates “bean to bar” (do grão à barra).

saiba mais

Concurso de qualidade de cacau especial tem inscrições abertas até 30 de junho

 

As amostras foram avaliadas por um júri de especialistas em chocolates, analistas sensoriais e personalidades gastronômicas mundiais. Os ganhadores dos prêmios ouro, prata e bronze receberam um diploma e poderão expor suas medalhas na embalagem.

A empresária da ChOr, Luana Lessa, disse que o propósito da marca, criada em 2013 em Ilhéus, é contribuir para o crescimento desta cadeia produtiva e mostrar ao Brasil e ao mundo o valor do cacau brasileiro através do chocolate. Há dois anos, ela se mudou para Portugal com a intenção de internacionalizar a marca.

José Carlos Assis, produtor da amêndoa do chocolate premiado, festejou seu primeiro prêmio internacional e destacou os cuidados que teve no plantio, colheita, fermentação e secagem do cacau enviado à ChOr. “O chocolate corre nas minhas veias. Já tenho vários lotes com selo de indicação geográfica”, disse o agricultor de 79 anos que planta cacau há 55 anos em três fazendas no sul da Bahia.

saiba mais

Cooperativa baiana exporta cacau para produção de chocolate suíço

 

Ele colhe cerca de 6 mil arrobas de cacau por safra, sendo 1 mil arrobas do tipo fino que dão origem às barras “bean to bar”. A produtividade é de cerca de 35 a 38 arrobas por hectare.

“Minha meta é chegar a uma produção de 30% ou 40% de cacau fino”, diz Assis, acrescentando que o preço do cacau especial é 30% a 80% maior do que o tipo commodity.

O que incomoda o cacauicultor é o fato de não conseguir financiamento agrícola porque suas fazendas tiveram que ser hipotecadas depois da devastação causada pela praga “vassoura de bruxa” na década de 90. Antes disso, Assis produzia o triplo, ou seja, 18 mil arrobas por ano.

saiba mais

Doce e quentinho: como preparar chocolate quente com marshmallows

 
Source: Rural

Leave a Reply