Skip to main content

Com a missão de levar aos agricultores tecnologias que permitam a melhor tomada de decisões, o projeto de pesquisa e inovação gaúcho Aquarius lançou na última terça-feira (15/6) uma plataforma que oferece diagnóstico gratuito sobre o nível de digitalização de propriedades rurais. Informações são da Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI).

Chamada IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia), a ferramenta pode ser consultada no próprio celular. Ela utiliza uma base de cálculos estatísticos que permite nortear a indicação de medidas a serem adotadas por agropecuaristas que queiram digitalizar suas atividades.

Na plataforma, os produtores que tiverem interesse em participar devem fazer um cadastro e responder ao questionário virtual, composto por três fases de perguntas sobre a adoção de tecnologias nas respectivas propriedades.

Agricultura Digital, Na foto, homem de chapéu está sentado na parte traseira da camionete, enquanto interage em um dispositivo móvel em meio à lavoura (Foto: Sérgio Ranalli)

 

Os temas das questões, cada qual com a sua pontuação específica, são uso de sensores e mapas de colheita, contratação de consultorias, acesso à internet na fazenda, registro digital da produtividade nos últimos três anos e adoção da Internet das Coisas (IoT). Ao final do questionário, o produtor recebe a nota do seu IDT, que varia de 26 a 193 pontos.

A meta é coletar dados de cinco mil produtores de soja de todo o país. O presidente da Drakkar Agricultura de Precisão, uma das empresas envolvidas no projeto, Alan Acosta, está otimista com os resultados, em função do feedback dado pelos 50 produtores que participaram da fase de testes da aplicação.

Além da empresa de agricultura de precisão, Universidade Federal de Santa Maria, Stara, Cotrijal e OWS compõem em uma parceria público-privada o Projeto Aquarius, que foi selecionado pelo Edital do Agro 4.0 organizado pelo governo federal.

saiba mais

Digital Agro Connection recebe inscrições de startups e agtechs

 

A Fazenda Reunidas Baumgart, em Rio Verde, Goiás, foi uma das 50 propriedades participantes do projeto-piloto. O CEO e sócio-proprietário da empresa agrícola, Alexandre Baumgart, destacou a importância do uso da tecnologia no agronegócio. “Atualmente, não é possível produzir mais com menos se não for com tecnologia. Mas precisa ser uma tecnologia que, de fato, agregue valor, faça sentido para o usuário”.

Segundo informou a ABDI em comunicado, o produtor receberá a partir de seu IDT, as orientações para adoção de tecnologias e a tomada de decisão, com opções detalhadas de acordo com as necessidades apontadas no questionário.

“Mapeando os níveis tecnológicos dos produtores, poderemos conhecer melhor sua realidade tecnológica e sugerir de forma mais assertiva as tecnologias 4.0 dentro de uma curva de aprendizagem compatível com seu conhecimento, evitando frustrações, aumentando eficiência dos equipamentos, otimizando os custos e potencializando o incremento da produtividade”, explicou o presidente da empresa de agricultura de precisão.

saiba mais

Plataforma lança conta digital para pagar fretes e projeta movimentar R$ 1 bi em 2021

 

“O projeto criou um banco de informações sobre o estado da arte da digitalização dos produtores brasileiros, de forma segmentada e geográfica, permitindo a geração de informações para a elaboração de políticas públicas e iniciativas privadas e o avanço da transformação digital no agro”, afirmou. Os dados já estão abertos neste site.

O programa Agro 4.0 que fomentou essa iniciativa do Projeto Aquarius foi desenvolvido por ABDI, em parceria com os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações. O edital visa estimular e fomentar a adoção e a difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio, com foco no aumento da eficiência, da produtividade e na redução de custos.

Leia mais notícias sobre Inovação no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply