Skip to main content

O estudante Artur Ribeiro Mesquita, de 15 anos, que foi tema de reportagem no Fantástico, da TV Globo, por improvisar uma sala de aula em cima de uma mangueira, único local com sinal de internet no sítio em que a família mora em Alenquer (PA), ganhou um presente surpresa.

Uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a empresa Viasat implantou na segunda-feira (21/6) internet por satélite gratuitamente na sede do sítio.

Agora, finalmente, Artur poderá acompanhar as aulas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Beatriz do Vale em casa, sem precisar escalar a árvore que se tornou seu ponto de estudo diário desde novembro do ano passado.

Artur Mesquita, 15 anos, agora não precisa mais subir em árvore em busca de sinal de internet (Foto: CNA/Divulgação)

 

Além da doação e instalação do kit de internet com velocidade de 20Mbps e franquia mensal de 80GB, a Viasat vai garantir à família Mesquita, que planta mandioca e mora em um sítio de 12,5 hectares a cerca de 20 quilômetros da cidade, mensalidade grátis por um ano, prorrogável por igual período.

Já a CNA ofereceu ao estudante uma bolsa integral na Faculdade CNA em um dos quatro cursos de ensino à distância que mantém relacionados ao agronegócio.

 

saiba mais

Valor da produção rural pode crescer até R$ 100 bilhões com maior conectividade no campo

Apenas 5 em cada 100 fazendas em Mato Grosso têm internet 4G, revela pesquisa

 

Artur falou no fim da tarde com Globo Rural, em sua primeira ligação por vídeo direto do sítio. Ele faz aniversário em dezembro e contou que não sabia que iria receber visitas nem presentes antecipados.

“Só meus pais sabiam. Minha vida e meu desempenho escolar certamente vão melhorar com a conexão dentro de casa", disse oa dolescente, que é considerado pelos professores um aluno inteligente e muito esforçado.

Vou poder baixar os vídeos que os professores mandam com as explicações, sem contar que não vou ter mais que parar de estudar por conta da chuva

Artur Ribeiro Mesquita, estudante

Filho mais velho, o garoto estuda das 7 às 11h e, à tarde, ajuda os pais no trato manual da lavoura. Ele planeja cursar agronomia para dar uma vida melhor à família e não descarta fazer, também, um curso de gestão do agronegócio por ensino à distância.

Instalação do sistema via satélite foi feita na segunda-feira no sítio da família em Alenquer (PA) (Foto: CNA/Divulgação)

 

Joaci Medeiros, coordenador técnico do Instituto CNA e professor da faculdade, disse que a instalação teve percalços devido à logística para chegar ao sítio – duas horas de barco desde Santarém (PA) e mais uma hora de carro – e à chuva, que interrompeu o trabalho.

“Mas, cumprimos a nossa missão de colocar uma alternativa de conexão de satélite que vai tornar o sinal de internet bom e estável e ajudar o Artur nos estudos", afirmou.

saiba mais

Vozes do Agro: A digitalização da agricultura vai muito além da conectividade

Países da América Latina e Caribe têm 46 milhões vivendo no campo sem internet

 

Medeiros conta que o sítio tinha um repetidor instalado em um poste que pegava um sinal ruim de 4G da cidade. Artur conseguia estudar em cima da mangueira porque ficava na mesma altura do repetidor.

A CNA também disponibilizou à família de agricultores um aplicativo de rastreabilidade de frutas para uma produção futura de limão, acesso a todas as cartilhas do Senar e visitas regulares de assistência técnica ao sítio.

Veja a reportagem no Fantástico

 

 

Alfredo de Souza Mesquita, o pai de Artur, diz que ficou muito feliz com a instalação da internet e os cursos, que abrem mais oportunidades para seu filho estudar. “Com todas as limitações, ele já se esforçava. Imagine agora.” Alfredo espera também usar a internet em busca de informações para melhorar sua renda agrícola.

“Queria começar a plantar limão e, agora, com a assistência técnica e mais informações, sei que vou conseguir”, disse o agricultor, que estudou até a 3ª série do Ensino Fundamental. A família, que trocou a casa que tinha na área urbana de Alenquer pelo sítio, vive da renda da farinha de mandioca e da criação de galinhas e plantio de alimentos para subsistência.

Artur conseguia estudar em cima da mangueira porque ficava na mesma altura de repetidor que captava sinal fraco de 4G da cidade (Foto: CNA/Divulgação)

 

A Viasat, empresa de capital fechado nos Estados Unidos, lançou seu serviço de internet residencial no Brasil em julho do ano passado em oito Estados e hoje atinge 100% do país.

Segundo a assessoria, a empresa tem parceria com a Telebras para uso do satélite SGDC-1, que cobre o território nacional e permite mais velocidade e estabilidade na comparação com a internet via rádio. A Viasat não revelou o custo do serviço no sítio dos Mesquita.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 4.940 estabelecimentos rurais registrados em Alenquer, apenas 11% têm algum tipo de conectividade.

saiba mais

Rio Verde (GO) recebe rede experimental de internet 5G para uso no agronegócio

Alta carga tributária e falta de incentivos dificultam avanço da conectividade rural, diz TIM

 

 
Source: Rural

Leave a Reply