Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (21/6) no site da Revista Globo Rural.

Preço da soja cai

Fim da safra de soja e milho nos EUA (Foto: Joana Colussi/Globo Rural)

Os preços da soja no mercado interno acumularam forte queda nas últimas duas semanas, acompanhando as baixas das cotações internacionais. Segundo os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), o mercado vem sendo pressionado pelo clima favorável ao desenvolvimento da safra da norte-americana e de especulações indicando menor demanda por parte da China – que tem estoques alongados.

Os pesquisadores explicam a possível alteração na política de biodiesel nos EUA reforçou a pressão sobre os preços, “tendo em vista que essa mudança pode resultar em diminuição da demanda por óleo de soja para a produção do combustível”.

Exportações da oleaginosa desaceleram

Caminhão sendo carregado com soja em fazenda no Porto Nacional, Tocantins (Foto: REUTERS/Roberto Samora)

A média diária de embarques de soja do Brasil desacelerou e atingiu 582 mil toneladas até a terceira semana de junho, volume que já fica abaixo das 606,74 mil toneladas/dia do mesmo mês do ano passado, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira (21/6).

Até a semana anterior, o maior produtor e exportador global da oleaginosa embarcava 637,56 mil toneladas diárias e ainda superava a média de junho de 2020, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Milho paranaense escapa de geadas

Amontoado de espigas de milho (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

Se sofreu severas perdas pela tempo seco, o milho do Paraná possivelmente encerrará a temporada 2020/21 sem contabilizar prejuízos relevantes em função de geadas, uma ameaça que sempre preocupa o setor no segundo produtor brasileiro do cereal, no Estado que costuma sofrer mais os efeitos do frio, segundo especialistas.

"Não há previsão de geadas ao longo da semana, mesmo com possibilidade da entrada de mais uma massa de ar polar mais para o final da semana, assim que passar a frente fria", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, em boletim da Rural Clima nesta segunda-feira (21/6).

Nova lei para rastreamento de gado

Criação de gado em Alto Paraíso (GO) (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O governo brasileiro vai propor uma nova lei para rastrear fornecedores indiretos de gado no Brasil que vendem bovinos para produtores como JBS e Marfrig, uma vez que alguns pecuaristas são considerados como importante vetor para o desflorestamento.

Em uma entrevista com correspondentes estrangeiros nesta segunda-feira (21/6), a ministra Tereza Cristina afirmou que o atual sistema de rastreamento é ineficiente para acompanhar produtores em uma área que envolve 5 milhões de propriedades rurais.

 

Bolsonaro admite dificuldade com ICMS para combustíveis

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Jair Bolsonaro admitiu na manhã desta segunda-feira (21/6) a apoiadores a "dificuldade" de aprovar na Câmara dos Deputados o projeto para que o ICMS que incide sobre os combustíveis tenha um valor fixo nos Estados.

A proposta, que foi enviada pelo governo federal ao Congresso no mês passado, está na pauta de votações do plenário da Câmara desta semana.

Grilagem na Amazônia

Vestígios de desmatamento e queimada no município de Altamira, no Pará, próximo à rodovia BR-163 (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

Um levantamento feito pelo Greenpeace em áreas de quatro pontos da Amazônia aponta para indícios de grilagem com exemplos concretos de especulação de terras públicas, incluindo grandes áreas desmatadas e venda dos terrenos pela internet.

O levantamento foi feito no entorno da BR-163, nos municípios de Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, ambos no Pará, além da região da Transamazônica e na Tríplice Fronteira entre Acre, Amazonas e Rondônia.

Loteria Rural Verde

Na foto, plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Adriano Machado/Reuters)

Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados propõe a criação da "Loteria Rural Verde" para financiar o pagamento por serviços ambientais feitos por produtores rurais no Brasil.

A proposta, de autoria do deputado federal Evair Vieira de Melo (Progressistas-ES), deverá passar por por análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Novo "coringa" da indústria plant-based

Caju antes de ser colhido (Foto: Bishnu Sarangi/Pixabay )

A versatilidade tem transformado o caju em trunfo da indústria de alimentos à base de plantas no Brasil. Do pedúnculo à amêndoa, o aproveitamento é completo para produzir versões vegetais e de sabor similar a alimentos como carne, queijo, leite, requeijão e manteiga.

Entre os diferenciais, estão riqueza de proteínas, sabor neutro, preço atraente em relação a ingredientes importados e sustentabilidade, visto que a produção, concentrada no Nordeste, mescla cuidado ambiental com geração de trabalho e renda para pequenos produtores.

Cratera engole casa no México

Cratera no México não para de crescer e engole casa (Foto: Reprodução/Twitter)

Vista pela primeira vez no dia 29 de maio, a cratera que surgiu na região agrícola de Santa Maria Zacatepec, no estado de Puebla, no México, segue crescendo. Como já era esperado, o sumidouro atingiu uma casa próxima ao local, que foi “engolida”.

Na última medição, a cratera registrou 124 de diâmetro e segundo os especialistas, 45 metros de profundidade. Aos moradores da casa atingida, o governardor do estado de Puebla, Miguel Barbosa, prometeu indenização, um terreno e a construção de uma nova casa.
Source: Rural

Leave a Reply