Skip to main content

O Segunda sem Carne de hoje é inspirado no frio de junho. Para nós, da Globo Rural, sopa é janta sim! Por isso, a receita vem diretamente do site Panelinha, da chef Rita Lobo.

“O adocicado da abóbora e o salgado do queijo formam um par perfeito nesta sopa bem aveludada”. Aprenda como fazer sopa de abóbora com gorgonzola.

Sopa de abóbora com gorgonzola (Foto: Panelinha)

 

Ingredientes
½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada)
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão sem as folhas
1 dente de alho
1 litro de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
100 g de gorgonzola
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

saiba mais

Aprenda como fazer batata recheada

Como fazer fondue de queijo

 

Modo de preparo
Faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes; descasque e rale a cenoura; corte o salsão em 3 pedaços; descasque e corte a cebola ao meio, numa das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique fino a outra metade; descasque e pique fino o alho.

Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Acrescente a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e deixe cozinhar até ferver.

Leia mais Receitas no site da Globo Rural

Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos. Enquanto isso, numa tigela, esfarele o queijo gorgonzola com um garfo e deixe fora da geladeira – assim ele derrete melhor na sopa quente.

Desligue o fogo e, com uma pinça pesque e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada. Transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa. Sirva a sopa quente com o gorgonzola esfarelado por cima.
Source: Rural

Leave a Reply