Skip to main content

O Ministério da Agricultura agendou para a próxima terça-feira (22/6) o evento de lançamento do Plano Safra 2021/2022, quando serão apresentados os recursos disponíveis para subvenção e as taxas de juros que entrarão em vigor ao longo do próximo ano agrícola. Marcado para às 16h30, o anúncio será feito a apenas oito dias do início da nova temporada.

Atrasos no orçamento comprometeram contratações de pré-custeio da safra 2021/2022 (Foto: Sergio Ranalli)

 

A demora na elaboração do plano tem preocupado o setor agropecuário desde março, quando o relator do projeto de lei orçamentaria anual retirou R$ 2,5 bilhões de recursos para subvenção ao crédito rural propostos pelo executivo para abrir espaço para emendas parlamentares.

saiba mais

Atraso na liberação do Plano Safra 2021/22 é dado como certo após demora em votação

 

Por incluir despesas obrigatórias, como financiamentos já contratados, o corte comprometeu a elaboração do Plano Safra 2021/2022 e levou, em maio deste ano, à suspensão das contratações dos valores remanescentes do plano 2020/2021, afetando as operações de pré-custeio que normalmente ocorrem nos meses de maio e junho.

A medida foi adotada diante da demora do legislativa em votar um pedido de abertura de crédito suplementar enviado pelo executivo logo após a sanção do orçamento com cortes sob a promessa de recomposição dos valores. A tramitação do projeto de lei, contudo, demorou um mês e meio, causando apreensão entre as entidades representativas do setor, que teme atrasos na liberação dos recursos.

saiba mais

CNA teme atraso na concessão de crédito do novo Plano Safra em julho

 

“A nossa maior preocupação é que os bancos consigam fazer o ajuste necessário para já em primeiro de julho estar com esse credito disponível aos produtores”, afirmou o diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, dias antes da votação do projeto que recompôs os valores. Segundo ele, uma vez apresentado os valores do Plano Safra, as instituições financeiras costumam levar de três semanas a um mês para se ajustarem às diretrizes publicadas pelo governo.
Source: Rural

Leave a Reply