Skip to main content

Lançado pelo The Good Food Institute (GFI) Brasil, o Projeto Biomas vai financiar pesquisas voltadas a transformar produtos vegetais nativos da Amazônia e do Cerrado em ingredientes para a indústria de proteínas alternativas.

Com aporte de até R$ 135 mil por projeto, os estudos deverão se concentrar na investigação de quatro espécies amazônicas (babaçu, guaraná, cupuaçu e castanha-do-Brasil) e três do Cerrado (baru, macaúba e pequi).

Os pesquisadores interessados devem fazer inscrição e envio de suas candidaturas até 15 de julho. Os projetos deverão ser executados em, no máximo, um ano.

Castanha-do-brasil, nativa da Amazônia, é uma das espécies contempladas no edital (Foto: Terramar Filmes/Sementes do Amanhã)

 

Por meio do programa, que conta com aporte de recursos da Fundação Climate Land and Use Alliance (CLUA), o GFI espera criar ferramentas de acesso livre e métodos para o desenvolvimento de alimentos que sejam saborosos e acessíveis.

“No Brasil, temos o privilégio de contar com uma vasta biodiversidade, com potencial para transformar espécies nativas de manejos sustentáveis em ingredientes para o mercado plant-based. As pesquisas deverão estabelecer caminhos para valorização, ampliação das informações tecnológicas das espécies nativas e a ampliação do uso desse enorme potencial natural como ingredientes em produtos vegetais", afirma Katherine de Matos, diretora de Ciência e Tecnologia do GFI Brasil.

saiba mais

Governo dá mais um passo para regulamentar alimentos plant-based no Brasil

Biodiversidade e agro forte são trunfos do Brasil para ser líder em ingredientes plant-based

 

A seleção dos sete produtos nativos ocorreu após levantamento feito pelo próprio GFI Brasil que levou em consideração o potencial técnico e econômico de cada espécie. Para chegar aos resultados econômicos, a instituição utilizou o número de comunidades produtoras, volume de produção e maturidade da cadeia produtiva.

Para a análise de potencial técnico, foram utilizados critérios como a composição química dos produtos, o potencial tecnológico e aspectos nutricionais.

“A potencialidade da flora nativa brasileira não está refletida nos supermercados, nas feiras e muito menos na cozinha do brasileiro. A natureza é rica, entretanto, essa riqueza precisa e deve ser usada com sabedoria. Essa pode ser a grande saída da humanidade para o futuro”, defende Cristiana Ambiel, gerente de Ciência e Tecnologia do GFI Brasil.

saiba mais

Mercado plant-based prioriza versatilidade na hora de contratar no Brasil

Indústria plant-based atrai gigantes e mira parceria com o agro para ter escala no Brasil

 

Entre as possibilidades de temas de pesquisa apontadas pelo edital do Projeto Biomas, destacam-se a utilização de resíduos ou subprodutos industriais ou agroindustriais e o desenvolvimento e a otimização de processos por meio de métodos ecológicos, viáveis e simples de serem aplicados na agroindústria e associações extrativistas locais

Outras sugestões são o desenvolvimento de ingredientes para aplicação em produtos feitos de plantas que melhorem as características sensoriais de aparência, cor, sabor e textura, promovam incremento nos aspectos nutricionais e reduzam o custo no produto final, além do desenvolvimento de produtos com apelo clean label.

Para detalhar e esclarecer dúvidas sobre o edital, o GFI vai promover na próxima quarta-feira (23/6), das 14h às 15h30, o workshop “Entendendo o Programa de Financiamento à Pesquisa Exploratória com foco nos Biomas Amazônia e Cerrado”.

saiba mais

Para pioneira da carne plant-based no Brasil, frigorífico é concorrente

Pode chamar de carne? É seguro? O que se discute sobre proteínas alternativas no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply