Skip to main content

Os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPAO) mostram que no acumulado de janeiro a maio deste ano as exportações de frango halal para os países árabes e com origem mulçumana atingiram 786,9 mil toneladas, volume 2% inferior ao embarcado em igual período do ano passado, mas a receita cresceu 4% e somou US$ 1,124 bilhão.

No mês passado, as exportações somaram 165,4 mil toneladas, em queda de 7%, enquanto a receita cresceu 17% para US$ 245,4 milhões. Mesmo com o embargo da Arábia Saudita, os embarques do Brasil foram de 47,1 mil toneladas em maio, com aumento de 57% ante o mesmo mês de 2020.

Dados da ABPA mostram que os principais importadores nos cinco primeiros meses deste ano foram Arábia Saudita, Emirados Árabes, Iêmen, Líbia e Kuwait. Na foto, frango inteiro já depenado (Foto: Debora Feddersen/Ed. Globo)

 

Para a gerente de relações internacionais da certificadora Cdial Halal, Omar Chahine, o mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. "É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível", afirma.

"Precisamos de uma agenda positiva e traçar novas estratégias de cooperação para continuar com nossas exportações. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ela acrescenta.

Os dados da ABPA mostram que os principais importadores nos cinco primeiros meses deste ano foram a Arábia Saudita com 206.926 toneladas; Emirados Árabes 117.138 toneladas; Iêmen 48.885 toneladas, Líbia 39.127 toneladas e Kuwait 36.086 toneladas. O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por, em média, 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados).

 

A Cdial Halal é uma das maiores certificadoras halal do Brasil. “É a única certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua."

Leia mais notícias sobre Aves no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply