Skip to main content

O 80º leilão de biodiesel, para entregas em julho e agosto, negociou 1,1 bilhão de litros, cerca de 50 milhões de litros acima do certame anterior, e ainda registrou queda de 5 centavos de real por litro, afirmou a associação de produtores Abiove nesta quarta-feira, citando que os resultados mostram que o setor tem condições de ampliar a oferta.

O leilão 80 – assim como o 79 – foi realizado para uma mistura de 10% de biodiesel no diesel, após o governo decidir reduzir temporariamente em três pontos percentuais o "mix" citando preços altos do óleo de soja, matéria-prima que responde por mais de 70% do produção do biocombustível.

Biocombustível E85 etanol sendo bombeado em veículo em posto de gasolina em Nevada, no Iowa, Estados Unidos (Foto: Jason Reed/Reuters)

 

"Esse desempenho sinaliza que a indústria do biodiesel tem plena capacidade para aumentar a produção no Brasil gerando empregos, renda, segurança energética e contribuindo com a produção de farelo proteico, além de reduzir as emissões de poluentes", disse o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral, em nota.

Procurada, a reguladora ANP não comentou os resultados do leilão, acrescentando que, pelo cronograma, a homologação deverá ocorrer em 30 de junho.

A Abiove citou que o volume adquirido pelas distribuidoras no leilão 80 representa uma queda de 13% sobre o comercializado na licitação para atender o bimestre julho/agosto de 2020, quando a mistura obrigatória estava em 12%.

Mas a Abiove destacou que, a despeito de o total arrematado ter aumentado 5% em relação ao leilão 79, houve sobreoferta de 355,5 mil litros, "volume mais que suficiente para que o Brasil adotasse o B13 ainda nesse bimestre".

saiba mais

Decreto altera referencial para selo social de biodiesel

 

A Abiove disse que a queda no valor do biodiesel seguiu redução dos preços das matérias-primas em moeda nacional –a decisão do governo de reduzir temporariamente a mistura obrigatória se deu considerando interesses dos consumidores relacionados a preços.

A associação afirmou também que, enquanto o preço do biodiesel cai, o petróleo segue aumentando, atingindo nesta semana US$ 73 por barril, maior nível em dois anos, com possíveis reflexos no preço do diesel brasileiro.

Se está destinando menos óleo de soja para biodiesel, a indústria está ampliando as exportações das matérias-primas do biocombustível, reduzindo o processamento interno.

Com base nos resultados do leilão 80, as usinas brasileiras de biodiesel terão capacidade ociosa de 40,2% durante julho e agosto, índice que pode chegar a cerca de 60% nas regiões Sudeste e Nordeste, comentou a associação.

Leia mais notícias sobre Economia no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply