Skip to main content

O governo brasileiro publicou nesta quinta-feira resolução normativa 32 que aprova sincronia de eventos trangênicos autorizados no Brasil e no exterior, trazendo segurança jurídica para o país importar soja e milho dos Estados Unidos em momento de alta nos custos de ração para a indústria de carnes.

A resolução do órgão de biossegurança CTNBio permite que um mesmo navio traga grãos com vários eventos transgênicos misturados, já aprovados no Brasil e em outros países.

Lavoura de milho com irrigação (Foto: Reuters/Marcelo Rodrigues Teixeira)

 

"O que a nova publicação trouxe é a possibilidade de ter uma carga misturada com vários eventos… se todos estiverem aprovados no Brasil, o navio pode descarregar. Pela norma anterior, tinha que checar cada produto que estava no navio", afirmou à Reuters Othon Abrahão, diretor de Biotecnologia da CropLife Brasil, que reúne empresas do setor de defensivos e de biotecnologia.

A medida foi saudada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa empresas de carnes suína e de aves, que sofrem com alta de custos da ração.

"A RN 32 tem, entre outros resultados, a viabilização da importação de grãos de polos extra-Mercosul, criando mais uma alternativa aos produtores de proteína animal do Brasil", afirmou, citando que o setor produtivo enfrenta forte crise no acesso aos insumos básicos de produção (milho e soja), decorrente de altas históricas dos valores.

 

saiba mais

Governo estuda destravar importação de milho transgênico para conter alta no mercado interno

 

Os Estados Unidos, os maiores exportadores de milho do mundo e grandes fornecedores de soja, são considerados a origem mais provável de importação de grãos de fora do Mercosul.

Responsáveis por 70% da composição de custos de aves, suínos e ovos, o milho e a soja acumulam altas superiores a 100% e 60%, respectivamente, disse a ABPA.

O Brasil está iniciando a colheita da segunda safra de milho, a maior do país, o que pode fechar momentaneamente a janela de importações. Mas a medida da CTNBio garante acesso a outros mercados em momento de aperto.

Leia mais notícias sobre Política no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply