Skip to main content

Os elevados preços da arroba bovina, que estão em torno de 50% maiores que as cotações de 2020, devem garantir lucros aos pecuaristas apesar do avanço dos custos com insumos usados na ração como milho e farelo de soja.

Segundo levantamento da consultoria Athenagro, os custos de produção da pecuária de corte aumentaram de 10% a 20% nos pacotes de tecnologias mais baixas e cerca de 30% nos sistemas mais produtivos.

Animais confinados em uma fazenda em Paulínia, interior de São Paulo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Nos níveis tecnológicos mais avançados, que permitem a produção de 38 a 55 arrobas por hectare, a despesa para 2021 está estimada em R$ 2.298 por hectare, 33% superior ao registrado um ano antes.

"Quanto maior é o pacote tecnológico, mais o produtor fica exposto ao mercado de grãos e às cotações do dólar, 10% mais altas em relação ao mesmo período de 2020", disse a análise assinada pelo sócio e diretor da Athenagro, Maurício Palma Nogueira.

saiba mais

Brasil exporta menos carne, mas fatura mais nos 5 primeiros meses do ano

Preço da carne bovina recua pela primeira vez em 2021

 

Ele ressaltou que, nos primeiros seis meses do ano, a cotação média dos componentes de uma dieta de engorda está 77% acima do registrado no mesmo período de 2020. Em contrapartida, Nogueira afirmou que os preços mais elevados do gado com pouco uso de insumos aumentam significativamente os lucros esperados.

"Projetando custos e receitas com base na expectativa atual de mercado até o final do ano, os resultados tendem a melhorar entre 60% e 130% nos níveis mais baixos de tecnologia", estimou.

Leia mais notícias sobre Pecuária

"Mas a alta tecnologia também deve proporcionar resultados melhores em 2021. Os lucros registrados serão cerca de 50% superiores aos registrados em 2020, imaginando as mesmas condições de desempenho técnico e administrativo", afirmou Nogueira.

De acordo com os dados, os resultados operacionais no pecuarista mais tecnificado podem alcançar R$ 2.935 por arroba, aumento de 133% no comparativo anual.

saiba mais

 

 
Source: Rural

Leave a Reply