Skip to main content

A média diária de embarques de soja do Brasil atingiu 637,56 mil toneladas até a segunda semana de junho, um avanço no comparativo anual, mas desacelerou desde o início do mês, quando a exportação chegou a superar 800 mil toneladas por dia, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.

Em junho do ano passado, o maior produtor e exportador global da oleaginosa embarcou 606,7 mil toneladas diárias, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O minério de ferro, que foi mais um destaque da primeira semana deste mês, com mais de 2 milhões de toneladas exportadas ao dia, baixou a média diária para 1,93 milhão. Um ano antes, o embarque foi de 1,4 milhão de toneladas ao dia.

saiba mais

Safras vê exportação de soja do Brasil em 86 mi t em 2021

 

O petróleo, enquanto isso, apresentou forte ritmo na última semana. Após registrar uma queda de 53,11% na média diária na primeira semana semana de junho, quando foram embarcadas apenas 121,6 mil toneladas/dia, o combustível fóssil viu as exportações saltarem na segunda semana, atingindo agora média de 422,9 mil por dia, ou alta de 63% no ano a ano.

Os envios de algodão para o exterior também apareceram com destaque nos dados do governo, com os embarques acumulados nas duas primeiras semanas do mês chegando perto de superar o volume exportado em junho completo de 2020. Na média diária, a fibra apura alta de 118,48%, para 5,9 mil toneladas ao dia.

saiba mais

Indústria têxtil prevê escassez de algodão no Brasil com ritmo elevado das exportações

 

Além disso, as exportações de café se aproximaram de metade do total embarcado em junho de 2020, com média diária de 8,8 mil toneladas, embora tenham desacelerado frente à semana anterior. Atualmente, o café apura aumento de 31% na comparação anual –na semana passada, a cifra chegava a 73%.
Source: Rural

Leave a Reply