Skip to main content

Um agricultor de 62 anos foi assassinado a tiros na última sexta-feira (11/6) em Barreiras, no oeste da Bahia, após ter denunciado, no ano passado, a ação de grileiros investigados pela Polícia Federal no Estado.

Segundo informações do G1, o agricultor Paulo Grendene passava de carro pelo bairo Bandeirantes quando foi interceptado por dois homens armados e encapuzados. A dupla disparou várias vezes contra a vítima, que morreu na hora.

Paulo Antônio Ribas Grendene, morto a tiros na última sexta-feira (11/6) por dois homens encapuzados em Barreiras (BA) (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Em nota, a Associação dos Produtores Rurais da Chapada das Mangabeiras (Aprochama) destacou que Grendene havia denunciado às autoridades que suas terras estariam sendo invadidas por pessoas ligadas à organização criminosa investigada pela Operação Faroeste, deflagrada no final de 2019.

saiba mais

Conflitos fundiários crescem e especialistas alertam para “barril de pólvora” em Rondônia

 

A operação investigou a venda de decisões judiciais para legalização de terra no Estado e gerou a prisão de quatro advogados, uma desembargadora, um juiz, além do cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados.

"A Aprochama vem alertando constantemente as autoridades sobre a crescente tensão na região. Agricultores, que ajudaram a transformar o Oeste em uma das áreas mais prósperas do país, são constantemente ameaçados por bandos armados a abandonar suas terras", afirmou a associação em nota.

saiba mais

Conflitos no campo bateram recorde em 2020, aponta levantamento

 

De acordo com a entidade, "instabilidade é agravada pelo fato de que, até hoje, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) não concedeu formalmente a posse das terras aos agricultores – mesmo já tendo se passado quase dois anos desde que a Operação Faroeste revelou as gravíssimas fraudes e extorsões praticadas por grupos interessados em tomar ilegalmente essas propriedades".

Após o crime, a polícia tenta identificar os autores por imagens de câmeras de segurança da região, mas até o momento ninguém foi preso. 
Source: Rural

Leave a Reply