Skip to main content

O Dia dos Namorados  já passou, mas ainda é tempo de um jantar mais aconchegante, ainda mais aproveitando o clima frio de junho. Que tal?

Hoje, a Globo Rural sugere o delicioso prato suiço conhecido mundialmente: fondue de queijo. Aprenda o passo a passo dessa receita, do site Panelinha.

Fondue de queijo com petiscos (Foto: Reprodução/Panelinha)

 

Ingredientes
4 xícaras (chá) de queijo estepe ralado grosso (cerca de 400 g)
4 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 400 g)
1 xícara (chá) de vinho branco
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de cachaça
1 colher (sopa) de amido de milho
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Pão italiano caseiro para servir

saiba mais

Dia do Vinho: 3 receitas deliciosas para harmonizar com tinto, branco e rosé

 

Modo de preparo
Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca – assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfinho. Reserve.

Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela média (se preferir, utilize uma panela própria para fondue).

Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.

Leia mais Receitas no site da Globo Rural

Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer – coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso.

A temperatura, bem baixinha, e a adição do queijo aos poucos, misturando bem, são fundamentais para a gordura do queijo não se separar e a textura do fondue ficar cremosa. Tempere com noz-moscada a gosto.

saiba mais

Em clima de festa junina, saiba como fazer pamonha em casa

 

Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por dois minutos – o amido de milho ajuda a garantir que a fondue se mantenha cremosa e também evita que a gordura dos queijos se separem.

Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão, fatias finas de rosbife ou legumes grelhados.
Source: Rural

Leave a Reply