Skip to main content

A Embrapa apresentou à Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o seu Programa Soja Baixo Carbono (SBC). A proposta é criar em dois anos uma metodologia brasileira com base em protocolos científicos validados internacionalmente.

"A ideia é ajudar o produtor a certificar a soja que foi produzida com baixa intensidade de emissão de carbono", disse o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, conforme nota divulgada pela CNA.

CNA defende que certificação da soja seja voluntária, mas envolva "o máximo de produtores possível" (Foto: Sergio Ranalli)

 

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja Marco Antônio Nogueira, o programa busca critérios para medir a contribuição de técnicas de manejo empregadas pelo produtor no cultivo de soja na mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs).

"Além de realizar o balanço das emissões dos gases, o SBC vai promover ainda mais a conservação do solo e da água, o uso racional de defensivos, o aumento da eficiência de uso de fertilizante e o incentivo ao uso de bioinsumos. Com isso, teremos redução de custos, do impacto ambiental e aumento de produtividade", afirmou.

saiba mais

Brasil tem condições para apostar em produção de soja de baixo carbono, diz Embrapa

Setor de estoque de carbono desponta como um dos mais promissores e sustentáveis

 

Para o presidente da comissão da CNA, Ricardo Arioli, a certificação será voluntária, mas é preciso envolver "o máximo de produtores possível". "Quantificar e expor a sustentabilidade da soja brasileira para o mercado internacional é um tema fundamental. Não temos que seguir o que os outros players estão fazendo, mas escolher o caminho da liderança", disse Arioli.

Apesar de a Embrapa Soja estar coordenando o processo, a construção da metodologia do Programa SBC envolverá diversos atores da cadeia produtiva da soja, conforme a nota. Depois dessa etapa, vem o desenvolvimento de protocolos de certificação por meio de parcerias com órgãos certificadores reconhecidos internacionalmente.

Leia mais notícias sobre Soja
Source: Rural

Leave a Reply