Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (4/6) no site da Revista Globo Rural.

Dilema com racionamento de água

 

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Hidrelétricas que operam em áreas atingidas por uma seca histórica preparam-se para adotar medidas determinadas pelo governo, visando poupar reservatórios, que podem ter como consequências a morte de peixes e impactos sobre atividades de navegação e irrigação.

Os efeitos colaterais previstos, que já têm sido discutidos entre operadores de usinas e autoridades, evidenciam dilemas que terão de ser enfrentados pelo país neste ano devido à falta de chuvas que ameaça secar os reservatórios.

Vazamento de amônia

 

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que abriu investigação para apurar a conduta da empresa de alimentos JBS em incidente com vazamento de gás tóxico nas dependências de um frigorífico em Pimenta Bueno, Rondônia.

O procedimento sobre o vazamento de amônia será conduzido pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor, após a pasta ter sido alertada sobre o caso por ofício do Ministério Público Estadual de Rondônia.

Alta no preço de alimentos

 

 

(Foto: Pixabay)

 

O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) teve média de 127,1 pontos em maio, 4,8% (5,8 pontos) acima do mês anterior e 39,7% (36,1 pontos) maior ante igual mês de 2020. O aumento de maio representou o maior ganho mês a mês desde outubro de 2010 e também marcou o décimo segundo aumento mensal consecutivo.

O índice está apenas 7,6% abaixo do pico de 137,6 pontos registrados em fevereiro de 2011. Segundo a FAO, a forte alta em maio refletiu o aumento nos preços de óleos, açúcar e cereais, juntamente com os preços mais firmes de carnes e laticínios.

Startups do agro no top 100

 

(Foto: Hexagon/Divulgação)

 

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios revelou nesta sexta-feira, 4, as 100 startups mais promissoras do Brasil, do ranking “100 Startups to Watch 2021”.

Entre elas, nove são do agronegócio. A lista leva em consideração as startups mais atraentes do mercado, com negócios inovadores  e altamente escaláveis. O ranking é uma amostra do que o Brasil tem de mais promissor em inovação.

Vendas antecipadas de soja

 

(Foto: REUTERS/José Roberto Gomes)

 

A comercialização de soja da nova temporada (2021/22), que será plantada a partir de setembro, alcançou 19,2% da produção estimada, disse a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira.

As vendas estão atrasadas na comparação com os 35,6% vistos no mesmo período do ano passado, mas acima da média de cinco anos, de 14%, de acordo com os dados.

Algodão rumo à China

 

(Foto: Raphael Salomão/Ed. Globo)

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com a China National Cotton Exchange (CNCE), no que foi divulgado como um reforço nas parcerias entre cotonicultores do Brasil e representantes de compradores chineses. Em nota, a Abrapa destaca que a CNCE representa cerca de cinco mil negociadores da pluma.

De acordo com a Abrapa, a CNCE foi instituída pelo governo chinês em 1997 e configura a maior plataforma de negócios no país. Reúne mais de 4,3 mil fiações que, juntas, respondem por 90% do consumo de algodão e 90% dos comerciantes domésticos no país asiático.

Venda de lácteos para o México

 

(Foto: Ministério da Agricultura)

 

Autoridades mexicanas aprovaram os requisitos sanitários e fitossanitários do Brasil para a exportação de leite, produtos lácteos e sementes de gergelim ao México. A informação é do Ministério da Agricultura.

As autoridades mexicanas habilitaram, concomitantemente, 18 estabelecimentos brasileiros para exportar ao México produtos como leite integral, leite em pó e queijos.

Negócios com a Rússia

 

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que o Brasil trabalha para potencializar as exportações de alimentos para a Rússia e demais países da região da Eurásia, em participação por vídeo em fórum econômico organizado pelo presidente russo, Vladimir Putin.

"Nos próximos anos, o Brasil deve consolidar-se como o maior produtor de alimentos… Trabalhamos para potencializar nossas importações de alimentos para o mercado russo e de outros países da região", disse Bolsonaro, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Exportação de carne na Argentina

 

(Foto: REUTERS/Marcos Brindicci)

 

Produtores de carne da Argentina continuarão negociações com o governo que visam a retirada de um veto de um mês às exportações de carne no país, anunciado em meados de maio, disse em comunicado o Conselho Agroindustrial (CAA) do país.

A suspensão, que visa conter a inflação no país, gerou críticas por parte de pecuaristas, que não concordam com a medida e em protesto paralisaram vendas de gado até quarta-feira.
Source: Rural

Leave a Reply