Skip to main content

A Tereos, grupo sucroenergético francês, registrou prejuízo de 133 milhões de euros no período entre abril de 2020 e março de 2021. Um ano antes, a companhia registrara lucro de 24 milhões de euros. Em comunicado sobre seus resultados globais, a empresa diz que o prejuízo foi afetado principalmente por 76 milhões de euros em depreciação de ativos.O Ebitda ajustado avançou 11% na mesma comparação, para 465 milhões de euros. A taxas de câmbio constantes, o índice subiu 29%.

Entrada da fábrica da Tereos em Escaudoeuvres (Foto: REUTERS/Pascal Rossignol)

 

 

"Tal melhoria foi obtida através do aumento dos preços do açúcar e do álcool/etanol combinado com progressos operacionais, diante de uma safra de beterraba insatisfatória e de uma redução das margens da atividade de amido e derivados na Europa", diz nota da empresa.

Já a receita líquida caiu 4%, para 4,317 bilhões de euros (a taxas de câmbio constante, houve crescimento de 1%). A empresa destacou que o rendimento agrícola foi misto, já que o Brasil teve safra recorde de cana-de-açúcar e bons preços de açúcar, enquanto na Europa a safra de beterraba foi prejudicada pelo tempo desfavorável e por bioagressores. No Brasil, a companhia processou 20,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2020/21, volume recorde.

Leia mais notícias de Empresas e Negócios

Em nota, a empresa afirmou que as perspectivas para contratos futuros de açúcar na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) "são positivas, com o mercado global previsto em déficit pelo terceiro ano consecutivo, devido à baixa produtividade esperada no hemisfério sul". Para o curto prazo, a companhia diz que deve haver "estagnação nos resultados operacionais durante o 1º semestre de 2021/22 (abril-setembro)" em decorrência da safra de beterraba em baixa na Europa, e que o crescimento dos resultados operacionais deve voltar no semestre seguinte.

A Tereos também anunciou um plano estratégico para, até 2024, conseguir margem Ebit de 5%, geração corrente de fluxo de caixa positivo, dívida líquida de menos de 2 bilhões de euros e relação entre dívida líquida e Ebitda (alavancagem) menor do que 3 vezes.
Source: Rural

Leave a Reply