Skip to main content

O físico Sergio Mascarenhas, criador da Embrapa Instrumentação, morreu, nesta segunda-feira (31/5), em Ribeirão Preto (SP), aos 93 anos. Ele estava internado desde a semana passada e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Além da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Carlos, que hoje abriga o Laboratório de Nanotecnologia para o Agronegócio, Mascarenhas fundou o Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e participou da criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Todos os chefes da Embrapa Instrumentação desde sua fundação. Sérgio Mascarenhas (de jaqueta escura) morreu, aos 93 anos, depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória (Foto: Embrapa Instrumentação)

 

Na Embrapa, o físico foi mentor de jovens cientistas como Silvio Crestana (presidente da empresa entre 2005 e 2009) e Paulo Cruvinel (chefe-geral da Embrapa Instrumentação entre 1997 e 2001). Junto com Crestana, ele desenvolveu um tomógrafo para as raízes das árvores, que teria sido o primeiro trabalho mundial de tomografia computadorizada para o agronegócio.

Nascido no Rio e formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mascarenhas se mudou para São Carlos para fazer pesquisas. Ele também fundou e dirigiu o Fórum Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Fundação de Pesquisas Adib Jatene (Instituto Cardiologia Dante Pazzanese – SP), entre outras.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Tecnologia

Segundo nota da assessoria, ao completar 90 anos, o cientista e professor foi homenageado e ouviu de Eliseu Alves, ex-presidente da Embrapa, que ele havia contribuído muito para formar uma geração de pesquisadores que aplicam física à agricultura e colaboram com o desenvolvimento das pesquisas do setor.

O atual presidente da Embrapa, Celso Moretti, disse que Mascarenhas foi um visionário, ao propor, na década de 80, junto com Eliseu Alves, a criação de uma unidade voltada à aplicação dos conhecimentos da física e das engenharias ao setor agropecuário, o que pode parecer óbvio hoje, mas fez muita diferença no passado.

saiba mais

Plataforma lança conta digital para pagar fretes e projeta movimentar R$ 1 bi em 2021

MSD Saúde Animal lança desafio tecnológico e oferece R$ 25 mil e bolsas de estudo

 
Source: Rural

Leave a Reply