Skip to main content

Após o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) divulgar um memorando na semana passada proibindo a pulverização de agrotóxicos por drones em Minas Gerais, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram com representantes do instituto para explicar que a legislação brasileira não proíbe a prática.

Segundo nota da assessoria do Mapa, foi relatado ao órgão estadual que o ministério vai publicar, em breve, uma Instrução Normativa (IN) sobre o assunto, que hoje se encontra sob o guarda-chuva da divisão de aviação agrícola.

Ministério da Agricultura disse que norma sobre pulverização via drones está em análise pela consultoria jurídica da pasta (Foto: Getty Images)

 

“A norma já está em fase de análise pela consultoria jurídica desta pasta e deve apresentar o prazo de um ano para o autocadastro dos operadores de drone no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) do Mapa", destacou o ministério.

O IMA, órgão vinculado à  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais, não quis se pronunciar sobre o tema após a reunião. Antes do encontro, porém, a entidade acrescentou à nota divulgada na sexta-feira (28/5) que não é contra o uso de drones.

saiba mais

Instituto Mineiro de Agropecuária proíbe aplicação de agrotóxicos por drones

Maior uso de drones no agro aumenta procura por pilotos experientes no Brasil

 

 

O instituto havia informado ainda na semana passada que o memorando teve caráter educativo e informativo. Ressaltou, ainda, que o órgão responsável para regulamentar a viabilidade de implantação de drones em todo o Brasil é o Mapa e que, em Minas Gerais, para implantar o uso de drones, é necessário primeiro ter registro no IMA.

A proibição tinha causado surpresa e rejeição dos representantes do agronegócio e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

Leia mais notícias sobre Tecnologia
Source: Rural

Leave a Reply