Skip to main content

A Argentina retomará as exportações de carne de frango para a União Europeia a partir desta terça-feira (1/6), encerrando um período de mais de dois meses e meio de autosuspensão imposta pelo país em março deste ano, em resposta às falhas apontadas pelas autoridades europeias no sistema de sanidade argentino. De acordo com informações do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), o bloco reconheceu as medidas corretivas feitas pelo país, concordando com a retomada dos embarques.

Argentina exportou 165 mil toneladas de carne de frango em 2020 (Foto: Reprodução)

 

“A Direção Geral de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia confirmou que as medidas corretivas tomadas pela organização argentina vão de encontro às observações feitas durante a auditoria virtual no final de 2020 e que, ao receber a nota formal enviada pelo nosso país, aceitará o levantamento da autosuspensão para exportação de carne de frango que a Argentina se impôs entre 13 de março e 31 de maio deste ano”, informou o Senasa, em nota.

saiba mais

China habilita mais frigoríficos argentinos para exportação de frango

 

Após auditoria virtual ao sistema de exportação de carne e aves feita no final do ano passado, a União Europeia apontou deficiências no laboratório e na vigilância passiva detectadas até 2019. Ao ser notificada, a Argentina decidiu autosuspender as exportações para esse destino de 13 de março a 31 de março para trabalhar para efetuar as correções solicitadas pelo bloco europeu. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a Argentina exportou 165 mil toneladas de carne de frango em 2020.
Source: Rural

Leave a Reply