Skip to main content

As flores de soja nunca foram vistas como planta melífera. Porém, nos últimos anos, a polinização na oleagianosa virou oportunidade para produzir mais grãos, além de beneficiar os apicultores, que passaram a ter uma nova opção de planta para produzir mel.

Os potenciais desta parceria entre sojicultores e apicultores é o tema de um webinar gratuito que será realizado às 17h de terça-feira (1/6), promovido pela Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A). A transmissão será via YouTube, mas é preciso fazer inscrição prévia por um formulário online.

As vantagens da união entre abelha e soja serão debatidas no webinar promovido pela A.B.E.L.H.A. (Foto: Norio NAKAYAMA/CCommons)

 

 

O evento visa conscientizar sobre a viabilidade de uma relação produtiva entre soja e apicultura, que gera ganhos mútuos e permite o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

A conferência reunirá agrônomos, apicultores e produtores de soja para compartilhar suas experiências no campo com a convivência harmônica e produtiva entre soja e criação de abelhas.

saiba mais

Abelhas na soja garantem mel lucrativo e melhoram a produtividade da lavoura

Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda de Goiás

 

"Há um enorme potencial para que as atividades caminhem em conjunto, e a ideia do seminário é mostrar que, com a adoção de boas práticas e comunicação, é possível colher benefícios, aumentar a produção e conservar os polinizadores", avalia Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.

O webinar terá a participação de Décio Gazzoni, engenheiro agrônomo da Embrapa Soja e do comitê científico da A.B.E.L.H.A., Aldo Machado, apicultor e presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), Luis Renato Cavalheiro, engenheiro agrônomo, produtor rural e apicultor no Mato Grosso do Sul, e Paulo Figueiró, apicultor, sojicultor e médico veterinário.

Leia mais notícias sobre Soja
Source: Rural

Leave a Reply