Skip to main content

O Ministério da Agricultura divulgou nesta quarta-feira (26/5) que o Brasil recebeu o reconhecimento internacional de três novas zonas livres de febre aftosa sem vacinação. Segundo a pasta, a área abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso, as mesmas que tiveram parecer favorável da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em março deste ano.

Plano brasilerio prevê erradicação total da vacinação contra febre aftosa até 2026 (Foto: Fernando Dias/Secom SC)

 

No Amazonas, os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá receberam o reconhecimento internacional de livres de febre aftosa sem vacinação. Em Mato Grosso, o reconhecimento foi dado ao rebanho de Rondolândia, e partes de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.

saiba mais

Indústria de carnes do RS projeta R$ 1,2 bi a mais com fim da vacina contra aftosa

 

Atualmente, apenas Santa Catarina é reconhecida pelo mercado internacional como livre de febre aftosa sem vacinação. Segundo o Ministério da Agricultura, a meto do governo é de que todo o território brasileiro receba o mesmo reconhecimento até 2026, seguindo um plano elaborado em 2017 para encerrar a vacinação no país.

No caso das regiões que receberam o reconhecimento internacional, a vacinação contra a febre aftosa está suspensa desde abril do ano passado, tendo sido submetidas a um estudo soro epidemiológico para comprovar a ausência transmissão do vírus. O documento deu base ao pleito do Brasil reconhecido pela OIE.
Source: Rural

Leave a Reply