Skip to main content

Qual o seu momento preferido do dia para tomar aquele cafezinho? Seja logo de manhã, após o almoço, à tarde ou até antes de dormir, a verdade é que o café vai bem a qualquer hora. Foi por isso que virou uma paixão nacional.

Xícara de café sobre mesa de madeira (Foto: Pixabay)

 

Para incrementar sua experiência de tomar um simples cafezinho, a Revista Globo Rural separou seis dicas valiosas do SindicaféSP e do Centro de Preparação de Café (CPC) para tornar esse momento ainda mais especial.

1 – Use sempre água filtrada no preparo do café, e nunca a ferva em demasia.

2 – Não reaproveite o pó de café usado, chamado de borra, para preparo de nova bebida.

3 – Como o café é um produto que absorve qualquer odor ou perfume, só use detergente neutro para lavar todos os utensílios: chaleira, jarra de vidro, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras.

saiba mais

Saiba o que torna um café especial e confira dicas para escolher a melhor opção

Consumo de café no Brasil atinge 21,2 milhões de sacas, alta de 1,34%

 

4 – Para garantir um café bem quentinho, escalde as xícaras com água fervente antes de servir e nos dias mais frios, escalde o próprio bule ou recipiente antes de passar o café. Escalde também a garrafa térmica, que deve ser de uso exclusivo para café.

5 – Importante: nunca adoce o café e só o mantenha na garrafa térmica por no máximo 1 hora – depois disso ele fica com gosto de requentado e perde todo o sabor. Só adoce o café na xícara, na hora que for bebê-lo.

6 – Faça o café na quantidade ideal para o número de pessoas que vai consumi-lo.

Leia mais notícias sobre Café no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply