Skip to main content

Desde o início da pandemia, há mais de um ano, o isolamento social e a quarentena forçaram as pessoas a se reinventar em diversos aspectos dentro de casa. E o cultivo de hortas caseiras foi uma das práticas que mais cresceram.

Se antes esse costume era colocado em prática em grandes jardins e quintais de casa, hoje ele se enquadra em qualquer espaço que tenha terra, água e sol, inclusive nas sacada do apartamento.

Na foto, cuidados e adubação com a horta em casa (Foto: Pixabay)

 

Diante disso, hoje a Revista Globo Rural traz dicas do Rafael Pelosini, fundador da Yes We Grow, startup de agricultura urbana, para plantar e cuidar bem da horta em casa.

Itens básicos

Antes de começar a plantar, é preciso entender como será sua plantação caseira. Isso inclui a decisão sobre qual produto deseja cultivar. Alguns grupos de plantas são mais fáceis dos que os outros. Confira:

Verduras e folhas: plantas de pequeno e médio porte e rápido crescimento.

Temperos, ervas e plantas medicinais: crescem em espaços pequenos e podem ser cultivadas em vasos dentro de casa.

Frutas: Limão, jabuticaba, morango e melão são exemplos de frutas que podem ser cultivadas vasos.

Leguminosas e legumes: com ciclo de vida mais longo, necessitam de vasos mais profundos para um bom enraizamento.

saiba mais

14 dicas para evitar pragas e doenças na horta

Casal constrói horta com mais de 15 variedades na sacada do apartamento

 

Local da casa

Olhando para o ambiente da casa, considere a escolha de lugares com a presença da luz solar em algum momento do dia. Opte por espaços próximos a janelas, portas, beirais, varandas e sacadas. Outras opções que podem ser cultivadas com facilidades são as hortas verticais ou suspensas.

Hora de plantar

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de sementes para plantio. Neste início de trabalho, opte por hortaliças que são fáceis no manuseio e tem o resultado mais rápido. As hortaliças com ciclo rápido como alface, cebolinha, manjericão e salsinha podem ser plantadas diversas vezes em qualquer temporada.

Leia mais notícias sobre Como Plantar no site da Globo Rural

Ponto de plantio

O local para fazer o plantio é definido de acordo com sua preferência, mas os mais comuns são vasos ou diretamente na terra. Para ambos os casos, é necessário que o solo seja fértil, com nutrientes e minerais para que as plantas cresçam fortes. Para plantações em vaso, escolha modelos com furos na parte inferior ou com sistema de irrigação.

Manuseio das sementes

Se a sua escolha for por sementes, será preciso germiná-las. Neste caso, é preciso usar sementeira para produção de mudas ou plantio direto no local escolhido.

A recomendação é que sejam feitos pequenos furos na terra, sempre com o dobro do tamanho da semente, adicionando 2 a 3 sementes em cada buraco. Após esse procedimento, cubra com terra, deixando o solo úmido para que possa germinar.

Considere uma atenção maior às mudas, pois são bem sensíveis. É importante deixar o vaso em um local sombreado e de olho sempre na irrigação, afinal, o solo não pode estar seco, mas é preciso cuidado com locais abertos por conta do excesso de chuva.

saiba mais

7 dicas para você começar uma horta em casa

6 animais amigos da horta

 

Após o plantio

Algumas práticas são fundamentais para que o sucesso da horta:

Observação: diariamente, observe a horta. Dessa forma, será possível identificar qualquer problema que possa surgir. Fique de olho no solo e principalmente nos possíveis animais que possam aparecer. Caso perceba alguma praga, reveja as práticas de manejo.

Adubo: com solo forte e saudável, há garantia de que as plantas conseguirão se desenvolver livres de pragas. Inclua práticas de adubação em sua rotina de plantio. Entre as práticas, está a utilização de uma camada de cobertura vegetal morta (galhos, folhas e fibras secos) sobre o solo exposto. Além disso, é de extrema importância a incorporação de algum tipo de adubo na terra como os compostos. O Bokashi é o mais completo e eficiente adubo natural que oferece nutrientes necessários para manter plantas e terra saudáveis.

Irrigação: ponto crucial do cultivo, a água é uma das principais fontes de energia para as plantas e deve ser constante, mantendo sempre o solo úmido, mas não encharcado. O período da manhã e o da tarde são ótimas opções de horário.

Leia mais notícias sobre Agricultura no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply