Skip to main content

Um vídeo lançado neste sábado (22/5) pela ativista climática e ambiental sueca Greta Thunberg e a organização de proteção animal Mercy For Animals alerta para as ligações entre as crises climática e ecológica e a pandemia de Covid-19.

Intitulado "Pela Natureza", o vídeo também traz um apelo de Greta para que as pessoas prefiram alimentos de origem vegetal com a intenção de ajudar a proteger o meio ambiente.

Assista ao vídeo

 

Falando de Estocolmo com o seu cão, Roxy, Greta diz que a intenção é ajudar o público a "ligar os pontos" entre o aumento de novas doenças causadas pela relação humana com os animais, o rápido declínio da biodiversidade e a crise climática causada em parte pelo aumento das emissões de carbono vindo de sistemas alimentares.

"Sejamos francos, se não mudarmos, estamos f******", destaca a ativista. "Mas nós podemos mudar. A crise climática é apenas um sintoma da crise de sustentabilidade que enfrentamos. Temos industrializado a vida na Terra e deteriorado a nossa relação com a natureza", ressalta.

saiba mais

Nova plataforma monitora compromisso de empresas com o bem-estar animal

Por que eu, o assador da turma, me tornei vegano

 

Precisamos repensar a forma como valorizamos e tratamos a natureza, a fim de assegurar as condições futuras e presentes para a vida na Terra. Todos nós, naturalmente, temos diferentes oportunidades e responsabilidades, mas a maioria de nós pode pelo menos fazer algo — mesmo que seja pouco

Greta Thuberg, ativista ambiental

 

Ativista Greta Thunberg durante gravação do vídeo (Foto: Reprodução)

 

"A Mercy for Animals orgulha-se de se associar à Greta para aumentar a conscientização sobre a interligação de todos os seres do nosso planeta", disse John Seber, vice-presidente sênior de Advocacy da Mercy For Animals. "Cada um de nós pode fazer parte da transformação do nosso sistema alimentar e reparar a nossa relação com a natureza."

Seber ainda destaca que a sociedade pode ajudar os agricultores na transição para um modelo agrícola baseado em plantas que seja melhor para a sua subsistência, as comunidades locais, o ambiente e os animais. "Somos todos parte da natureza e podemos ser uma parte da natureza protegendo a si mesma", salienta.

saiba mais

Ranking avalia ações da indústria de alimentos para garantir bem-estar animal

Protocolo inédito visa promover bem-estar animal na criação de tilápias

 

Greta pediu ao premiado cineasta britânico Tom Mustill para criar o filme. Seu trabalho com a BBC, estrelando David Attenborough e outras figuras de renome da ciência e conservação, ganhou mais de 30 prêmios internacionais.

"É um tema desafiador, complexo e difícil de destrinchar. Como fazer com que as pessoas tomem as suas próprias decisões e não se afastem? Como mostrar visualmente esse conteúdo? Espero que isso ajude as pessoas a se engajarem em suas partes nesta história e em suas relações com a natureza", ressaltou Tom.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade
Source: Rural

Leave a Reply