Skip to main content

As frutas brasileiras têm elevado sua participação no mercado internacional, avalia a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (18/5), no boletim Prohort. De acordo com a instituição, o volume embarcado cresceu 21,39% de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período no ano passado. Em faturamento, a elevação foi de 23,22% na mesma comparação.

Maçã foi um dos destaques das exportações brasileiras de frutas entre janeiro e abril deste ano, de acordo com o boletim Prohort, da Companhia Nacional de Abastecimento (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

 

Em nota, a Conab informa que a Europa é o principal destino das frutas brasileiras, especialmente os Países Baixos, Reino Unido e Espanha. Entre os produtos exportados, o destaque no primeiro quadrimestre foi a maçã, cujas exportações mais do que dobraram no período, ficam próximas de 60 mil toneladas.

Outra fruta que tem se destacado, segundo a Companhia, é a melancia. A exportações nos quatro primeiros meses deste ano foi de 28,35 mil toneladas, 24,61% a mais que no mesmo período no ano passado. O crescimento é atribuído à valorização do dólar, a qualidade das frutas, menor produção da fruta na Espanha e demanda interna mais fraca.

saiba mais

Brasil aprova medida que facilita entrada de uvas frescas da Argentina

Aumento da oferta e redução no consumo pressiona os preços da banana no Brasil

 

“A venda a outros países tem se tornado uma boa opção para médios e grandes produtores manterem a rentabilidade, diante da situação de uma boa safra e a menor demanda no mercado interno”, diz a Conab, em nota.

O boletim Prohort avalia os preços de mercado de frutas e hortaliças no atacado, tomando por base as principais centrais de abastecimento do país. De acordo com a Conab, os preços da maçã apresentaram queda enquanto os da melancia subiram. No caso da maçã, o movimento foi provocado pela intensificação da colheita da variedade fuji. Na melancia, a oferta menor influenciou as cotações.

Hortaliças

Entre as hortaliças analisadas, a Companhia Nacional de Abastecimento destaca o aumento nos preços do tomate no mercado atacadista. O fim da safra de verão levou a menores quantidades disponíveis, impulsionando os preços, com variações acima de 10% em todas as regiões analisadas, com exceção de Curitiba, onde a alta foi de 6,22%.

Leia mais notícias sobre Hortifruti

Já com a batata, a tendência foi de baixa no mês de abril mesmo com a menor oferta no mercado. Para este mês, no entanto, a expectativa da Conab é de pressão de alta. Um dos fatores que podem influenciar a recuperação das cotações é o fim da chamada safra das águas, enquanto o fornecimento do tubérculo da safra das secas pode estar em ritmo mais lento.
Source: Rural

Leave a Reply