Skip to main content

O inverno ainda nem chegou, mas as temperaturas já estão baixando. Que tal aproveitar o momento para aprender novos pratos para arrasar na cozinha?

A Revista Globo Rural separou três sugestões de receitas para você saborear e, claro, se aquecer em dias mais frios.

Risoto cremoso de camarão

 

Receita de risoto de camarão é tradicional de Santa Catarina (Foto: Jdrephotography/ Visual hunt/CC BY-ND)

 

A receita é tradicional no Rancho Turucutuco, em Porto Belo (SC), e originalmente preparada para um público gigante. São utilizados mais de 400 kg de camarão, 100 kg de lula, 100 kg de marisco e 300 kg de arroz. Mas, para quem quiser aprender e fazer em casa, confira esta versão que serve, em média, quatro pessoas. 

Ingredientes
200g de camarão
150g de lula
150g de marisco
4 xícaras de arroz
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
2 dentes de alho
½ pimentão amarelo e verde
Salsa e cebolinha verde a gosto
1 colher de colorau
½ xícara de azeite
1 colher de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela coloque o azeite, e quando estiver quente, acrescente a cebola, o pimentão, o alho e o tomate. Após refogar os temperos, acrescente água quente, colorau e sal a gosto. Espere ferver e acrescente a lula, o marisco, o camarão e o arroz, nessa ordem.

Deixe cozinhar até que o arroz esteja no ponto e acrescente manteiga para dar a cremosidade. Por último, lembre-se de salpicar a cebolinha verde e a salsa. Todos os passos, precisam ser feitos sempre mexendo bem, para que os ingredientes não grudem no fundo da panela.

Sopa de abóbora com carne seca e requeijão

 

Receita de sopa de abóbora com carne seca e requeijão (Foto: Divulgação)

 

Não poderíamos esquecer da clássica sopa. Mas essa tem um diferencial, une carne seca e requeijão, que harmonizam com a abóbora garantindo sabor e cremosidade.

Ingredientes
1 kg de abóbora paulista picada
1 kg de carne seca paineira (é necessário dessalgar, cozinhar e picar)
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de manteiga
3 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de coentro picado (pode substituir por salsinha picada, se preferir um sabor mais suave)
1/2 litro de água
250 ml de leite
250g de requeijão
2 folhas de louro grande
1 dente de alho picado
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque metade da água (250 ml), as folhas de louro, um dente de alho picado, a carne seca e a abóbora, já picadas. Leve para cozinhar e deixe na pressão por 5 minutos, apague o fogo logo após esse tempo.

Em uma panela média coloque a manteiga, assim que derreter, acrescente a cebola e deixe refogar até murchar, após isso adicione o alho amassado, refogando com a cebola e manteiga. Em seguida, coloque o requeijão e mexa bem.

Adicione o conteúdo da panela de pressão, o restante da água e mexa bem. Coloque o leite, acerte o sal e a pimenta. Deixe no fogo até voltar a ferver. Para finalizar, adicione a salsinha ou coentro picadinho. Sirva a seguir, ainda quente.

Dicas
Nesta receita, não precisa usar o liquidificador, pois a abóbora paulista é mole e derrete ao cozinhar na panela de pressão, mas, se preferir ela mais grossa, cozinhe apenas por 2 minutos no momento dos ingredientes na pressão.

Como a carne seca já foi cozida e dessalgada, tanto faz o tempo que cozinhar no processo. Caso prefira a sopa menos cremosa, adicione mais leite.

Creme de cogumelos

 

O creme de cogumelo é uma ótima opção para os climas frios (Foto: Diego Vezzaro)

 

Desenvolvida pelo chef Thiago Paese, de Caxias do Sul (RS), a receita é saudável e vegetariana. É possível utilizar cogumelos de diferentes espécies, os mais fortes são melhores para o creme, e os mais suaves para refogar e finalizar. Além do astro do prato, o creme também leva espinafre e tempero verde.

Ingredientes
6 batatas ou 6 mandiocas (médias) cozidas
500ml de água ou caldo de legumes
300g de cogumelos
1 alho-poró
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Espinafre
Tempero verde

Modo de preparo
No liquidificador, adicione a água/caldo, as mandiocas, 1/3 dos cogumelos (in natura) e 2 colheres de azeite. Triture até ficar homogêneo. Refogue os dentes de alho picados até ficarem bem dourados.

Acrescente o creme de alho, cozinhe em fogo brando por 10 minutos e adicione sal. Em outra panela, refogue brevemente os cogumelos com sal, pimenta e alho- poró e reserve
Finalize agregando o cogumelo ao creme e acrescente o espinafre e o tempero verde a gosto.

Leia mais Receitas no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply