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O consumo nos supermercados brasileiros teve uma alta real de 7,06% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado – quando ainda não havia começado a pandemia no Brasil. Os dados são do índice nacional de consumo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (13/5).

De acordo com o vice-presidente institucional e administrativo da entidade, Marcio Milan, o varejo tem sentido “uma volta quase normal do comércio e da economia” a partir do Dia das Mães, impulsionado pela ampliação da vacinação contra Covid-19 no país. 

No acumulado do primeiro trimestre de 2021, o ovo foi um dos produtos que mais subiu de preço no trimestre (+12,21%)  (Foto: Divulgação/GPA)

 

Além disso, segundo a Abras, em janeiro ainda houve reflexo do auxílio emergencial e da medida de redução de jornada de horas trabalhadas, o que impactou positivamente os índices no trimestre. Com isso, a entidade manteve uma projeção otimista de crescimento de 4,5% no seu índice nacional de vendas para 2021.

A Cesta Abrasmercado, que abrange 35 produtos de largo consumo nos supermercados, teve uma alta de 0,70% em março quando comparado com fevereiro deste ano. O conjunto de itens atingiu R$ 637,82, na média nacional.

Na análise por região, o valor da cesta ficou acima da média na região Norte (R$ 724,08), registrando alta de 2,20% em relação a fevereiro. A maior queda no valor da cesta ocorreu no Sudeste, onde fechou em R$ 608,55, queda de 1% em comparação ao mês anterior.

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No acumulado do primeiro trimestre de 2021, os produtos que mais contribuíram para esta alta nos preços foram ovo (+12,21%), feijão (+5,14%), carne dianteiro (+4,18%) e carne traseiro (+1,23%), enquanto a batata e o tomate foram os que tiveram as maiores quedas nacionalmente (-23,09% e -24,29%, respectivamente).

Segundo Milan, em 2019, a média do consumo per capita de ovo no Brasil era de 195 unidades ao ano e, nos primeiros meses de 2021, a média já está em 260 unidades ao ano. “Há um movimento tanto pela busca por uma saudabilidade como na substituição de outras proteínas”, explica o executivo.

No acumulado do ano (março/2020 a fevereiro/2021), o óleo de soja teve um incremento no preço de 87,5%, seguido pelo arroz (+77,5%), feijão (+39,5%), pernil (+35,6%), carne dianteiro (+33,9%) e carne traseiro (32,3%). 

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“Ao longo dos últimos 12 meses, a gente identifica uma alta de produtos, muito influenciada pelo preço dos grãos, especialmente milho e soja, que são bases para a alimentação animal, pela grande oportunidade de exportações. O mercado lá fora continua muito comprador”, ressalta Milan.

Tendências para 2021

Os novos hábitos adotados pelo consumidor durante a pandemia, como o consumo em comércios locais e as compras on-line, devem se tornar uma tendência, projeta a Abras. No primeiro trimestre deste ano, o e-commerce em geral cresceu 38%, puxado pelo número de pedidos e pelo ticket médio de compras.

“O consumidor tem colocado esse novo canal como um complemento da loja física, mas ainda é uma base bastante pequena dentro dos bens de consumo de alto giro. Pesam ainda apenas 5,5% de todo o volume vendido no e-commerce. Mas foi impulsionado no ano passado por conta das restrições”, explica Daniel Souza, líder de desenvolvimento de negócios da Nielsen.

Segundo ele, além da comodidade de não sair de casa, o que o consumidor mais busca no e-commerce é economia com promoções (compre mais e pague menos) e frete grátis.

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Os pequenos comércios locais também tiveram um crescimento consistente que deve se manter como tendência, segundo os especialistas. Desde o início da pandemia, no ano passado, o consumidor passou a frequentar mais as lojas perto de suas residências em função das restrições impostas pela pandemia.

“Isso refletiu no desenvolvimento no mix de produtos dessas lojas e nas formas de atender melhor o consumidor, incluindo formas como delivery e telefone. O que vai acontecer são alguns movimentos híbridos, mas tudo isso tem feito com que esse comércio local tenha sido valorizado e seja sustentável ao longo do tempo”, comentou Milan.
Source: Rural

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