Skip to main content

O Brasil colherá uma produção de grãos recorde de 271,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/21. O aumento projetado é de 5,7% ou 14,7 milhões de toneladas na comparação com a temporada 2019/20 da agricultura nacional.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12/5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O desempenho, segundo levantamento de safra da estatal, é resultado da alta na produção de soja e aumento estimado do total de milho – apesar da redução quanto ao estimado no mês passado.

Colheita de soja no Mato Grosso, principal produtor de soja do Brasil (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

 

A Conab alerta para o desfecho da segunda safra de milho diante do atraso no plantio e do impacto das condições climáticas. Conforme a estatal, mesmo com um volume ainda recorde em comparação com a estimativa do mês passado, há uma projeção de redução de 2,1 milhões de toneladas para o milho neste ciclo.

Os principais motivos são o atraso na colheita da soja, o que fez com que a semeadura de grande parte da área do milho segunda safra tenha ocorrido fora da janela ideal, e a baixa ocorrência de chuvas.

Já a previsão para área plantada de grãos no Brasil é de crescimento de 4,1% ou 2,7 milhões de hectares, alcançando 68,6 milhões de hectares. Os destaques são para a soja, com aumento de 4,2% ou 1,6 milhão de hectares, e para o milho segunda safra, com ganho de 8,8%, correspondendo a 1,2 milhão de hectares.

saiba mais

Mato Grosso deve ter safra recorde de soja, mas colher menos milho

Qualidade do milho piora e safra do Paraná deve cair ainda mais

 

A soja é o principal destaque do levantamento da Conab, com uma expectativa de produção recorde de 135,4 milhões de toneladas – 8,5% ou 10,6 milhões de toneladas superior à da safra 2019/20.

Para o milho, cuja produção total está estimada em 106,4 milhões de toneladas, o crescimento é de 3,7% sobre a produção de 2019/20. Serão 24,7 milhões de toneladas na primeira safra, com previsão de 79,8 milhões na segunda e 1,9 milhão na terceira.

Para os demais grãos, alguns aumentaram a produção. O algodão tem um total estimado em 6 milhões de toneladas para o caroço, correspondendo a 2,4 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz marca 11,6 milhões de toneladas, com aumento de 3,9% frente ao volume produzido na safra anterior.

Leia mais notícias sobre Agricultura no site da Globo Rural

Quanto ao feijão, a Conab projeta redução de 3,6% no acumulado das três safras, totalizando 3,1 milhões de toneladas. Quanto ao amendoim, estima-se crescimento de 7,1% na produção em comparação com o ciclo 2019/20, alcançando cerca de 597 mil toneladas.

Sobre as culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), que ainda estão em início de plantio, a Conab divulgou estimativas preliminares para o trigo: área de 2,5 milhões de hectares e produção de 6,6 milhões de toneladas.

saiba mais

Venda antecipada de soja para 2021/2022 está mais lenta, avalia Safras

Pequenos produtores são os mais afetados por suspensão do Plano Safra

 

Exportações

O levantametno ainda traz perspectivas de mercado, com ênfase no algodão em pluma, que  "segue com cenário positivo no mercado internacional". As exportações no acumulado de janeiro a abril de 2021 aumentaram 28% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação ao milho, mesmo com embarques ainda lentos, a demanda no cenário externo aponta para uma previsão de 35 milhões de toneladas exportadas na safra atual, valor praticamente igual ao que foi observado para a safra 2019/2020.

Quanto à soja, a Conab estima a venda de 85,6 milhões de toneladas para fora do país, aumento de 3,3% em relação ao último ano. Confirmada a previsão, será um recorde.

saiba mais

Datagro projeta queda na safra de milho e aumento na colheita de soja

 

Por fim, para o arroz, as exportações em abril estão em ritmo 14% menor, segundo a Conab, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado até abril, também observou-se a queda de 19% no volume embarcaado, devido à pouca disponibilidade do produto no início do ano.

Apesar disso, a Conab elevou suas projeções de exportações neste mês para 1,3 milhão de toneladas devido ao aumento da produtividade da safra 2021 do arroz divulgada no levantamento desta quarta-feira (12/5).
Source: Rural

Leave a Reply