Skip to main content

(Foto: Reuters)

 

Os financiamentos aos produtores rurais e cooperativas do Brasil, dentro do Plano Safra 2020/21, somaram R$ 201,43 bilhões entre julho de 2020 e abril deste ano, uma alta de 12% ante o mesmo período do ciclo anterior, informou o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (6/5).

"Decorridos dez meses da safra 2020/2021, o valor das contratações de crédito rural continua com desempenho crescente, indicativo de que todo o orçamento programado será executado", afirmou o diretor de Crédito e Informação do ministério, Wilson Vaz de Araújo.

saiba mais

Recomposição de recursos do Plano Safra deve ser votada na próxima semana

 

A declaração foi feita em momento em que o Ministério da Economia determinou a suspensão imediata, por instituições financeiras que operam as linhas equalizadas pelo Tesouro Nacional, de novas contratações de financiamentos subvencionados.

A suspensão, que atinge principalmente pequenos agricultores do Pronaf, foi determinada após o Congresso Nacional ter aprovado a Lei Orçamentária Anual (LOA) com cancelamentos de recursos.

Até abril, o destaque nos financiamentos da safra foi a demanda por recursos para investimento, com alta de 46% nas liberações, atingindo 59,56 bilhões, disse o ministério.

O custeio teve um crescimento de 19% e representou 102,46 bilhões.

Pela primeira vez nesta safra, a comercialização aumentou o montante contratado (18,35 bilhões de reais), e a industrialização atingiu R$ 10,22 bilhões, com crescimento equivalente a 4%.

Do total das operações contratadas no período, as fontes controladas correspondem a 60%. No caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp), essas fontes respondem por quase 100% do valor contratado.

saiba mais

Governo suspende novas contratações de crédito rural no Plano Safra 2020/21

Ministra vê Brasil produzindo mais em 2022, mas pede orçamento para Plano Safra

 
Source: Rural

Leave a Reply