Skip to main content

(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

A Árabia Saudita suspendeu a compra de carne de aves de 11 empresas exportadoras do Brasil. A decisão veio a público com a publicação de uma lista de plantas habilitadas divulgada nesta quinta-feira (6/5) pela Saudi Food and Drug Authority (SFDA). O motivo não foi informado.

No documento, ao qual a Revista Globo Rural teve acesso, constam que cinco das unidades suspensas são da Seara Alimentos, localizadas em Caxias do Sul (RS), Ipumirim (SC), Amparo (SP), Campo Mourão (PR) e Brasília (DF).

Ainda há três da Vibra Agroindustrial, em Pato Branco (PR), Sete Lagoas (MG) e Itapejara D'Oeste (PR); duas da JBS, em Montenegro (RS) e Passo Fundo (RS); e uma da Agroaraçá, em Nova Araçá (RS).

saiba mais

Exportações de carnes brasileiras dispararam em abril

Brasil e Arábia Saudita negociam novo acordo para exportação de lácteos

 

Em nota conjunta, os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores informaram que "não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões" e observaram que só o Brasil teve estabelecimentos atualizados na lista.

Os ministérios também destacam que o Brasil "reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade" de sua cadeia produtiva. "Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos", cita o documento.

saiba mais

Setor de carnes quer isenção de taxa para importar milho e registros de exportação

 

O governo brasileiro informou já ter iniciado contatos com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada do país em Brasília para esclarecer o episódio.

"Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão", citam os ministérios, ressaltando que, caso se comprove interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à Organização Mundial de Comércio (OMC).

Reação da indústria

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que está apoiando o governo na busca por mais detalhes sobre a "surpreendente decisão unilateral tomada pelas autoridades sauditas".

saiba mais

Preço da carne de frango sobe menos que de outras proteínas

 

"O setor reitera os fatos já apresentados pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério das Relações Exteriores na busca por explicações sobre as suspensões e trabalha para o restabelecimento das habilitações no menor prazo possível", cita o posicionamento.

A ABPA também reforça seu "compromisso em sua parceria estratégica com o povo saudita, apoiando no suprimento da oferta de alimentos" e destaca sua "plena confiança" na credibilidade das empresas brasileiras.
Source: Rural

Leave a Reply