Skip to main content

*Publicada originalmente na edição 426 de Globo Rural (maio/2021)

Aqui os colaboradores crescem, se desenvolvem e evoluem. Assim é o ambiente de trabalho da Usina Alta Mogiana, empresa que em 2021 completa 38 anos de fundação e se destaca no ranking GPTW Melhores Empresas para Trabalhar do Agronegócio. Com sede em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, a usina, de gestão familiar, preza por uma clima de família entre seus 3.700 colaboradores.

Josué Vieira de Jesus é um deles. Operador de colhedora de cana-de-açúcar, ele começou na empresa há duas décadas e cresceu junto com ela. “Trabalho na Alta Mogiana há 18 anos. Fui cortador de cana por três anos e, depois, fiz a escolinha de tratorista, porque a usina ofereceu essa oportunidade”, conta. “Hoje, estou superfeliz e satisfeito, porque trabalho na colhedora e sou bem pago para isso.” Josué comanda uma máquina gigante, equipada com softwares de última geração e ar-condicionado.

Josué Vieira de Jesus, há 18 anos na empresa (Foto: Divulgação)

 

saiba mais

Raizen inaugura usina de biogás no interior de São Paulo

Governo de Goiás vai investir R$ 265 milhões em usina para produção de biocombustível

 

“Se não fosse a escolinha, talvez até hoje eu ainda estaria trabalhando com o podão”, diz. O podão é utilizado no corte manual da cana-de-açúcar. Essa ferramenta, Josué e todos os outros colaboradores da usina aposentaram há tempos. Isso porque, com a transformação digital, as oportunidades internas com foco no desenvolvimento e no crescimento profissional dos trabalhadores passaram a ser uma realidade.

Rodrigo Campos Dias, de 34 anos, diretor de desenvolvimento humano organizacional, é um dos responsáveis pela gestão das pessoas. “Mantemos ativo um programa contínuo de formação de operadores e condutores, que são recrutados dentro do quadro de pessoal da empresa, normalmente, rurícolas, que garante ascensão profissional e de conhecimento, possibilitando novas oportunidades”, diz ele, que começou a trabalhar na usina com 16 anos.

“Por missão, nos dedicamos intensamente à preparação, ao aprimoramento da atuação das pessoas e ao crescimento pessoal, com a promoção de treinamentos externos e também pela equipe de monitores, instrutores e analistas de recrutamento interno”, afirmou. O executivo cita que o conhecimento faz parte do DNA da usina, que, na safra passada, moeu quase 7 milhões de toneladas de cana e gerou 12,8 milhões de sacas de açúcar, 194.746 metros cúbicos de etanol e 288.768 MWh de energia cogerada a partir do bagaço da cana.

O gestor da Usina Alta Mogiana Rodrigo Dias Campos (Foto: Divulgação)

 

saiba mais

JBS abre 3,5 mil vagas de trabalho em 13 Estados e no Distrito Federal

Emprego no agronegócio caiu 5,2% em 2020 e chegou a 17,3 milhões de pessoas

 

A Usina Alta Mogiana foi uma das pioneiras no Brasil a valorizar o trabalho das mulheres – começou nos anos 2000, destaca o gestor. “Mas nós oportunizamos a igualdade de candidatos de diferentes gêneros em todas as áreas.” A Alta Mogiana oferece cursos de aprendiz de almoxarifado para pessoas com deficiência, em parceria com o Senai, e, segundo Campos, também oferece aulas práticas e noções básicas sobre administração e logística para jovens e adultos. “A inserção profissional de pessoas com deficiência e a promoção da diversidade são desafios para a sociedade como um todo”, afirma.

A empresa também valoriza o contato direto de gestores, incluindo a alta diretoria, e seus colaboradores. “A relação é muito boa, principalmente quando o assunto é credibilidade.” Ele cita que a empresa recebeu feedbacks positivos quando questionou os colaboradores a respeito de seus líderes, tais como: clareza de expectativas (95%), competência para tocar o negócio (95%), ética e honestidade para tocar o negócio (95%), comunicação sobre informações importantes e mudanças na empresa (94%).

saiba mais

Produtor de cana deve ter direito aos CBIOs que gerou, afirma Socicana

Consultoria estima queda de 3,3% na produção de açúcar no Centro-sul

 

Durante a pandemia, o clima familiar também predominou. “Aderimos parcialmente ao home office. Reuniões internas e treinamentos, que acontecem o tempo todo, são realizados por meio dos canais digitais.” Logo no início da crise, a usina adaptou sua produção para distribuir álcool 70% glicerinado (equivalente ao álcool em gel) aos colaboradores. Dentro da empresa, o produto fica disponível em diversos pontos de retirada para uso pessoal e de suas famílias em seus domicílios. “Por tudo isso, sou muito satisfeito com o meu salário, com a abertura que meus superiores dão e meu trabalho. A gente busca se aperfeiçoar sempre”, diz Josué Vieira.

(Foto: Editora Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply