Skip to main content

Colheita de soja em Primavera do Leste (MT) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A produção total de milho deve atingir 105,46 milhões de toneladas na temporada 2020/21, estimou a consultoria Datagro nesta quarta-feira, ao rebaixar sua projeção ante os 109,3 milhões vistos anteriormente, em meio a perdas na segunda safra pela seca.

Se confirmado, o resultado ainda deve representar uma queda de 1% em relação ao recorde de 106,81 milhões de toneladas obtido em 2019/20, ressaltou a consultoria em nota.

saiba mais

Brasil exportou 19 vezes mais milho em abril

 

"Cerca de 40% da área de inverno foi plantada fora do período de recomendação técnica, e as perdas vão se avolumando a cada dia que passa sem a presença de chuvas regulares", disse no comunicado o coordenador de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Jr.

A área semeada na segunda safra de milho –a principal do país– alcançou 15,28 milhões de hectares, 4% superior no comparativo anual. No entanto, a seca tem trazido redução no potencial produtivo das lavouras.

A consultoria cortou sua projeção para a "safrinha" de 85,10 milhões de toneladas estimadas em março para 81,22 milhões, o que ainda ficaria 1% acima do ciclo anterior, "mas com chances de novas revisões para baixo no próximo levantamento".

Desse total, a região centro-sul responderia por 74,84 milhões de toneladas –e é onde estão concentrados os problemas climáticos.

saiba mais

Espiões, satélites e intimações: tradings monitoram produtores para garantir contratos de soja

 

A área total plantada com milho em 2020/21 está estimada em 19,39 milhões de hectares, avanço de 3% no comparativo anual.

Soja

Para a soja, a Datagro elevou sua expectativa de produção para uma máxima histórica de 136,34 milhões de toneladas, ante 135,47 milhões vistas no levantamento divulgado em março. Se confirmado, esse volume será 6% superior aos 128,19 milhões de toneladas da safra recorde colhida no ciclo anterior.

Em relação à área plantada, o maior produtor e exportador da oleaginosa passa de 37,50 milhões de hectares da safra 2019/20 para 38,95 milhões de hectares na atual temporada, aumento de 4%.

"Para finalizar, precisamos apenas acompanhar o fechamento das safras do Rio Grande do Sul e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Mas, corroborando nossas expectativas de novembro de 2020, vamos confirmando nova grande safra de soja no Brasil e novo recorde de produção", afirmou o coordenador.

saiba mais

Apesar da seca, Mato Grosso tem parte do milho 'salvo'

Menor apetite da China deve reduzir exportações de soja brasileira em maio

 
Source: Rural

Leave a Reply