Skip to main content

Liga do Araguaia aposta na sustentabilidade na pecuária (Foto: Fazenda Água Viva/Divulgação)

 

Voltado para a promoção da sustentabilidade na pecuária, o Projeto Carbono Araguaia contabilizou a mitigação das emissões de 113,928 mil de toneladas de CO2 equivalente nos últimos cinco anos.

De acordo com os resposnáveis pela iniciativa, o volume foi calculado a partir de metodologia reconhecida internacionalmente. Os dados foram coletados entre 2016 e 2020 e estão em processo final de verificação por auditorias independentes.

O projeto, que tem apoio da multinacional Dow, contou com a adesão de 24 fazendas localizadas no Médio Vale do Araguaia, em Mato Grosso, que somam quase 80 mil hectares de pastagens. Visa o monitoramento da redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na pecuária através das boas práticas de manejo e sustentabilidade.

saiba mais

JBS inicia monitoramento de fornecedor indireto de gado com blockchain

Falta de dados e dificuldade para fiscalizar agravam abate irregular de bovinos no Brasil

 

Além da mitigação de carbono, o projeto indicou progressos em outros indicadores no período como a recuperação de 28 mil hectares de pastos, o aumento do rebanho de 73.127 para 107.048 cabeças, além do crescimento de 64% na lotação, que passou de 0,89 cabeça por hectare para 1,4 cabeça por hectare, além da redução da idade média de abate, de 28 meses para 22 a 24 meses.

“O impacto da redução de emissões se dá naquelas pastagens que foram restauradas. O principal critério foi a capacidade de performar a recuperação de pastagens em fazendas que tiveram promoção da intensificação desse processo”, explica o coordenador da Liga do Araguaia, José Carlos Pereira de Freitas.

Impactos

Ainda de acordo com os resposnáveis pelo projeto, as propriedades que intensificaram a recuperação de pastagens, além da adoção de práticas como melhorias na suplementação e no manejo racional dos animais, conquistaram também aumento na produtividade.

saiba mais

Pecuaristas do MT produzem e lucram mais criando gado sustentável na Amazônia

 

Na fazenda Água Viva, no município de Cocalinho (MT), foram avaliados cerca de 500 hectares (10% da área total) de pastagens dentro do projeto. Em cinco anos, a propriedade passou de 0,47 para 1,03 unidade animal por hectare. Com isso, aumentou a comercialização de 2,95 arrobas/ha/ano em 2015 para 9,1 arrobas/ha/ano em 2020. Outro indicador que subiu foi a idade de abate dos animais que caiu de 32 para 28 meses.

Para o diretor da fazenda, Eduardo Pereira, a experiência foi um aprendizado, trazendo o nível das emissões de carbono como um indicador de melhoria dos demais indicadores da produção. Agora, a fazenda está investindo no consórcio de pastagem com agricultura, cultivando soja e milho para uso na alimentação animal.

“A gente prevê continuar nesse processo de intensificação através da integração com a agricultura e tem um plano de fazer uma integração com floresta”, afirma Pereira.

saiba mais

Projeto de pecuária sustentável aumenta produtividade em fazendas do Pantanal

 

Jogos Olímpicos

O Projeto Carbono Araguaia foi uma das iniciativas apoiadas pela Dow por meio do patrocínio olímpico internacional, em 2016. A multinacional estruturou um programa de mitigação de emissões de carbono nos Jogos Olímpicos, como Parceiro Oficial de Carbono do Rio 2016.

"Sabemos que essa parceria inspirou colaborações em vários setores e cadeias de valor na América Latina para um futuro de baixo carbono, tendo como um dos principais legados a disseminação da metodologia de rastreamento para quantificar as reduções de emissões”, salienta o diretor de Sustentabilidade da Dow na América Latina, Matias Compodonico.

saiba mais

Seara inicia neste mês transporte com caminhão 100% elétrico

Ranking avalia ações da indústria de alimentos para garantir bem-estar animal

 

Segundo ele, o projeto Carbono Araguaia comprovou que a pecuária de fato pode reduzir as emissões de gases efeito estufa a partir da adoção de práticas sustentáveis e da integração com as lavouras.

“Esse é um ganho importante e estratégico, cujo modelo conceitual e sistêmico pode ser desenvolvido e aplicado a outros setores e mercados. Embora a Dow Brasil esteja se desligando do projeto, em função desse direcionamento para os mercados em que atuamos hoje, o princípio e os resultados desse projeto são peças fundamentais”, completa o executivo.

A empresa tem metas de reduzir suas emissões líquidas anuais de carbono em 5 milhões de toneladas métricas até 2030 e seguir para a neutralidade até 2050. Isto representa uma redução de 15% de 2020 a 2030.
Source: Rural

Leave a Reply