Skip to main content

Odair Renosto, presidente da empresa: "Precisamos de um ambiente diversificado" (Foto: Divulgação)

 

*Publicada originalmente na edição 426 de Globo Rural (maio/2021)

Uma companhia global que segue sempre os mesmos princípios, em todas as partes do mundo onde atua. Essa é a Caterpillar, gigante global do setor de máquinas que, mais uma vez, entra para o ranking GPTW das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio no Brasil.

Guiada por um código de conduta mundial, que define seus valores e ajuda a companhia a cumprir sua missão, oferece diversos programas de desenvolvimento e pacotes de remuneração para incentivar seus colaboradores, além de reforçar a equidade de gêneros.

Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, assumiu a gestão da companhia no país em 2014, mas atua há 40 anos na empresa. “A Caterpillar é diferente, é única e a nossa cultura é o que nos torna mais fortes”, ressalta o executivo, que é um dos funcionários mais antigos da
casa.

“Sempre tive muita paixão pela empresa, pelas pessoas que a integram e pelas nossas marcas.” Ele afirma ainda que um dos diferenciais da área de recursos humanos da Caterpillar é o código de conduta, que ajuda os gestores da companhia a praticar valores e princípios todos os dias, com orientações detalhadas sobre comportamentos e ações.

saiba mais

Caterpillar é eleita a melhor para trabalhar no agro entre grandes empresas

Caterpillar tem novo presidente no Brasil

 

Renosto conta que o Código de Conduta Mundial da Caterpillar foi publicado pela primeira vez em 1974. “O código define bem o que defendemos e acreditamos”, disse. “Por meio dele, incentivamos a inclusão da diversidade como uma base para a construção de um excelente ambiente de trabalho e a obtenção de resultados por meio do trabalho em equipe.”

Neste ano, a companhia publicou o primeiroRelatório de diversidade e inclusão, que descreve sua jornada para construir uma força de trabalho globalmente diversificada e um ambiente inclusivo para apoiar seus funcionários e comunidades.

Para o presidente, cada pessoa é única. “Temos o compromisso de garantir que nosso local de trabalho seja diversificado e representativo. Perspectivas diferentes nos ajudam a realizar o trabalho e melhorar nossas comunidades”, reflete. “Esse é o poder de todos: quando potencializamos nossa diversidade em um ambiente inclusivo, criamos as melhores soluções para atender às necessidades de nossos clientes nos mercados atuais e futuros.”

saiba mais

JBS abre 3,5 mil vagas de trabalho em 13 Estados e no Distrito Federal

Emprego no agronegócio caiu 5,2% em 2020 e chegou a 17,3 milhões de pessoas

 

(Foto: Editora Globo)

 

Silvia Pereira, gerente de RH da Caterpillar, destaca que um ambiente diversificado é benéfico para novas ideias que geram melhores resultados. Ela explica que a companhia trabalha com equipes multidisciplinares no Brasil, com atuação em diferentes esferas.

“Atuamos principalmente nos aspectos de acessibilidade e diversas outras atividades para conscientizar os funcionários sobre o preconceito inconsciente e a importância da inclusão.” Nesse contexto, a empresa oferece também curso de libras e criou grupos de funcionários que se reúnem voluntariamente para trabalhar temas de interesse comum.

Uma das maneiras que a companhia encontrou para impulsionar a inclusão foi por meio dos grupos de recursos de funcionários, os ERGs, que são abertos a todos os colaboradores. “Os ERGs se concentram em aproveitar o poder do pensamento diverso para melhor influenciar as decisões de negócios e ajudam a criar impactos positivos em nossos negócios”, declarou Silvia.

A diversidade faz parte da estratégia corporativa da empresa. Hoje, existem quatro grupos de recursos de funcionários no Brasil. Um deles desenvolve mulheres para atuarem como catalisadoras das mudanças locais e globais e atua para desenvolver os pontos fortes das mulheres, criar conexões, impulsionando o crescimento pessoal e profissional.

“Desde 2015, a representação de mulheres em cargos de liderança subiu de 16% para 20%”, disse o presidente. “Continuamos comprometidos em alcançar nossa meta ambiciosa de 29% de representação global e 25% em cargos de liderança.”

saiba mais

Melhores empresas do agro valorizam pessoas, mas diversidade é desafio

Corteva abre vagas de estágio voltadas à promoção da diversidade

 

O home office adotado por causa da pandemia não foi uma novidade para os colaboradores. A empresa adota esse sistema desde 2014. Mas, quando a crise se instalou em todo o mundo, a Caterpillar ampliou as ofertas de serviços de telessaúde e programas de bem-estar físico e mental para os funcionários.

“Sinto falta de estar no escritório pelo menos uma vez por semana. Mas, pela segurança, tudo vale a pena”, diz Luciana Furlan, gerente
da cadeia de suprimentos da companhia.
Source: Rural

Leave a Reply